Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O poder da leitura

Em plena noite de sexta-feira estou aqui a refletir sobre o poder da leitura para fazer um texto baseado em outro que fiz dias atrás para uma redação escolar a ser entregue por uma geograficamente distante amiga.

Inicialmente percebi que este mesmo texto seria uma prova desse poder ou será que se poderia dizer que seria este poder posto à prova?

A verdade é que todo o conhecimento e evolução existente no mundo só foi possível pela transferência de informações e estas se dão preferencialmente pela escrita e leitura delas.

Já no antigo Egito dentro de suas pirâmides faraônicas quantas informações foram gravadas e até hoje coletadas pois ficaram cravadas nas pedras.

A Bíblia com seu antigo e novo testamento com a vida de Jesus que foi o primeiro livro a ser impresso no mundo.

O descobrimento do Brasil e suas riquezas descritas em detalhes a realeza de Portugal por Pero Vaz.

Já na época atual, os tele-jornais e a com notícias e informações do mundo todo repassadas em segundos para milhões de seres humanos de todas as raças e religiões.

A Internet com sua interatividade possibilitando a troca de opiniões, conhecimentos e até mesmo apoios e carinhos.

Nada disso seria possível se não existisse a leitura, tão importante que até para os cegos hoje são produzidos os livros em Braile e até os botões de urnas eletrônicas possibilitam que as mesmas sejam utilizadas por estes deficientes visuais.

Hoje nosso mundo está dividido entre os que detém o poder do conhecimento e os que não o tem e o poder da leitura fica patente nessa divisão.

A leitura possibilita o conhecimento e este, a evolução da sociedade como um todo.

Os poetas e escritores encantam as multidões com seus versos e textos, assim como os autores de novelas e roteiros de filmes tudo pelo poder da escrita que será lida e interpretada.

Finalizo dizendo que este texto não seria possível de ser realizado se eu não tivesse tido a possibilidade de aprender a ler e com isso acumular os conhecimentos necessários para expor minhas idéias por isso, vivencio em mim mesmo, o poder da leitura. E você o que acha disso?

São José dos Campos, 24/11/2006
Renato Zecca
Enviado por Renato Zecca em 30/10/2007
Código do texto: T716549

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Renato Zecca). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Renato Zecca
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
257 textos (80663 leituras)
6 áudios (23705 audições)
2 e-livros (186 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 05:15)
Renato Zecca