Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Teste pelo orkut

Na semana passada fiz um teste que na realidade não deveria ter chamado assim pois com isso acabei alertando as pessoas e talvez o resultado em respostas poderia ser diferente ao menos no número delas.

Perguntei a mais de 400 pessoas se realmente liam todos os scraps enviados, se os respondiam ou se apenas os deletavam.

O número de respostas foi impressionante acredito eu pelo fato de ter mencionado a palavra “teste” pois mais de 78% das pessoas contatadas responderam se não num primeiro momento pois muitas não acessam diariamente, ao menos no decorrer da semana.

Percebi que ler os scraps a maioria das pessoas lêem ainda que sejam mensagens gerais mas que a maioria somente responde aos que fazem algum questionamento direto como foi o caso.

Muitas me disseram não ler textos muito longos 65% do total de respostas, 35% disseram não abrir links com medo de vírus ainda que explicitassem que os meus liam por já saber o nome do site e já ter entrado sem problemas.

Na quase a totalidade das respostas 85% houve certa indignação pelo questionamento feito quanto a leitura de scraps, porém nota-se aí que não seria leitura total mas o início pois os textos longos e que não tinham apelo forte eram desprezados.

Disso tirei certas conclusões, uma delas é que é bobagem enviar indiscriminadamente mensagens a uma lista toda sem saber do interesse dessas pessoas pelo assunto enviado.

Mais ainda em se tratando de longos textos que apenas tomam espaço sem ter a atenção de quem os recebe.

Percebi que as pessoas sentem mais falta é de um carinho, um oi, um bom dia, boa tarde ou boa noite mas que seja pessoal.

Também notei que as páginas em links sendo de sites já conhecidos são apreciadas e geram reflexão de quem as recebe.

Outra coisa que notei nestes dias é que as pessoas preferem a troca de mensagens instantâneas ainda que no orkut e por isso geralmente enviam mensagens às pessoas de sua lista que imaginam estar on pelas fotos da página principal e com isso obter resposta imediata.

Enfim o teste que na verdade não deveria ser teste mas uma avaliação de comportamentos foi bem sucedido e com isso percebi que não é perda de tempo enviar minhas mensagens e links a minha lista de amigos.

PS: Tanto estava certo no que escrevi dias atrás que o próprio orkut resolveu integrar o talk ao site para possibilitar mensagens instantâneas e até de voz. (11/11/06)

São José dos Campos - 23/10/2006

Renato Zecca
Enviado por Renato Zecca em 01/11/2007
Código do texto: T719161

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Renato Zecca). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Renato Zecca
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
257 textos (79899 leituras)
6 áudios (23694 audições)
2 e-livros (186 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 17:26)
Renato Zecca