Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Minha cidade

Uberaba é como qualquer cidade:tem seus defeitos e qualidades, mas sempre aparece à público por causa de coisas ruins... Como nasci e me criei na cidade das Sete Colinas, me dou o direito de defendê-la assim como quem mora a muito tempo e é apaixonado como eu (chegando a ironizá-la, pois amá-se assim em Minas) tem esse mesmo direito.
Uberaba é uma cidade fascinante por sua arquitetura dos anos trinta, pois ela começou a mudar seu estilo nessa época. No entanto, há belas construções para quem é apaixonado por história e seus resquicios vai ser uma viagem ao tempo, pois pensa-se quantas gerações foram criandas dentro daquelas paredes, quantas historias de vida ficaram maracadas dentro daquele concreto e quantas pessoas viveram e ensinaram em baixo daquele teto. Essa parte, particularmente, é a minha preferida, pois quando vou ao centro da cidade eu paro só para admirar as construções antigas.
Uberaba é conhecida como a cidade do Zebu, pois aqui se faz o melhoramento genético do gado pra melhor carne, melhor leite e até melhores bezerros. Foi preciso muito suor para alcançar esse patamar e é preciso reconhecer que,na pecuária, Uberaba faz a diferença. No entanto, o Zebu tornou a cidade uma cidade fechada, mas de qualquer forma é um orgulho.
Embora se tenha a Fundação Cultural, Uberaba possui uma Educação Superior invejável com muitas opções para quem quer estudar. Para o público de Letras em particular, conta-se com quatro opções: FAZU, UNIPAC, UNIUBE e UFTM e também com uma Biblioteca Municipal com um acervo muito bom de livros. Além disso, abriga-se a Academia de Letras do Triangulo Mineiro, o que nos traz a idéia do celeiro de escritores que Uberaba pode ser se houver um investimento e um pouco mais de livrarias já que existem duas livrarias: Alternativa Cultural e Nobel, mas as melhores das menorzinhas que há!
Uberaba não é a cidade da contaminação do Leite, das enchentes na Leopoldino de Oliveira ou simplesmente do Zebu... Há muita coisa a se descobrir sobre essa cidade que eu elegi como minha cidade.
Verônica dos Santos
Enviado por Verônica dos Santos em 02/11/2007
Código do texto: T720152

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Verônica dos Santos
Uberaba - Minas Gerais - Brasil, 30 anos
346 textos (24972 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 08:01)
Verônica dos Santos