Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Numinfeze não. Puramô de Deus!

Por Airton Soares

Segundo a etimologia popular, a palavra “enfezar” tem a ver com fezes. É "tipo assim": A comida fez mal... digestão precária... estômago embrulhado, ou seja, envolvido em fezes. Aí, não tem por onde o sujeito ficar calminho. Bate logo a impaciência, o caba vai ficando nervoso, portanto, enfezado.

A palavra foi evoluindo... evoluindo e esticaram sua semântica. Hoje, se entende que a pessoa enfezada, não necessariamente, é aquela que está envolvida em fezes, mas também por outros motivos. Assim, aprendi quando cursava Letras.
 
Minha surpresa: a palavra vem do latim INFENSARE, “ficar raivoso com”, “ser hostil.” Se alguém lhe disse que tem a ver com “fezes”, afirma o site origem da palavra, é mentira da grossa.
 
Embora consciente de que há muita invencionice na etimologia popular, me enfezei com a descoberta. Concordar com a significação de ´infensare´, cá pra nós, ainda vai levar um bom tempo. Enfezar, não resta dúvida, é mais `envolvente´!
AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 05/11/2007
Código do texto: T724909

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (62736 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 17:16)
AIRTON SOARES