Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Brasil, país aberto...

Pode parecer contraditório quanto se trata do outro texto que escrevi, mas aquele texto teve o intuito de mostrar a importância de saber primeiro o que está engolindo antes de engolir... saber filtrar o que assimilar. Quero deixar bem claro que não ignoro o fato de vivermos numa aldeia global, pois isso é mais que evidente. Criticas são bem vindas, pois enriquecem bastante...
Se for para falar de estrangeirismos daria um livro não só no conteúdo polêmico do assunto, mas também pela complexidade do mesmo.
Sempre houve, haverá e há trocas entre as Línguas, pois nenhuma língua é pura... No entanto, cada língua tem sua estrutura construída e reconstruída a anos, ou melhor, muito tempo... Os estrangeirismo, para alguns, são inevitáveis, pois podem indicar evolução da língua refletindo o contexto sociocultural.
No caso do Portugués no Brasil, é possivel perceber que há influência de todas as partes do mundo como África, Itália, França, Inglês entre muitos outros. Isso mostra o quanto o Brasil é aberto a cultura alheia e consegue assimilar toda essa cultura, tornando uma miscigenação de várias cores, credos, histórias diferentes num só. Vale a pena ressaltar que essa abertura natural do Brasil para novas tendências culturais pode ser positiva ou negativa, mas seria interessante se conhecessemos melhor nossa cultura para abrir as pernas dessa maneira. Isso não é culpa das pessoas, mas a escola poderia cuidar de mostrar o Brasil como ele é sem ser naquele ambiente fechado de sala de aula... trocando cartas com pessoas de outros estados, estudando melhor todo o mito e lenda envolvendo uma literatura regionalista... enfim uma metodologia que faça o aluno aprender sem cair na monotomia.
Que o Brasil seja sempre aberto à aldeia global do qual faz parte, mas sem abrir mão de riqueza cultural, que o faz especial aos olhos de quem o ama.
Verônica dos Santos
Enviado por Verônica dos Santos em 12/11/2007
Reeditado em 12/11/2007
Código do texto: T733855

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Verônica dos Santos
Uberaba - Minas Gerais - Brasil, 30 anos
346 textos (24872 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/17 04:52)
Verônica dos Santos