Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O labirinto de nossa personalidade

      Neste intrincado mundo de situações onde nós temos que caminhar com um cuidado imenso para não ferir e não se ferir,com certeza,o relacionamento,sem dúvida é o mais complicado.
      Dentro de cada indivíduo há todo um mecanismo montado para dar lhe uma proteção e condição para que possa ele existir,construir e montar toda uma  uma rede de relacionamentos,onde no qual,ele possa caminhar com flexibilidade  que,na maioria das vezes,lhe dê uma certa supremacia sobre os demais.
     É certo, e notório que cada indivíduo é um universo,tanto que já no pórtico do templo em Atenas,isto na era Socrática,havia a seguinte inscrição: "Homem conhece a ti mesmo". Nesta selva humana,a luta por existir,ou a batalha ,por "ser" e "ter",tem regras duras,porém camufladas por outras as quais denominou-se etiquetas.O próprio estado de direito criou suas próprias regras,onde direito não é aquilo que é, mas sim o que deve ser,nos levando a conclusão de certo e errado para ser definido é necessário passar por uma análise interpretativa antes de ser definido. Mas voltando ao relacionar-se,nossa primeira empreitada começa na amizade.Quando entramos para um círculo de amizade, a primeira regra é moldar cada uma das pessoas segundo nossa visão.Nesta etapa começamos a separá-los por sua maneira de falar e neste caso,interpretamos a linguagem e com ela começamos a definir a personalidade de nosso futuro amigo.A partir dai então o moldamos. E quando ele sai deste "molde" desta forma que o vemos, a queixa é rápida assim como o julgamento e execução do mesmo.Os amores ainda são mais complicados,pois nestes entra toda as regras comportamentais de posse do 'meu" . Meu marido,minha esposa e um série de outros "meus", e cita se nesta situação o domínio se possível até dos pensamentos. Neste navegar ,um dia formamos um ato de coragem e damos um mergulho corajoso em nosso interior,vasculhamos o por inteiro,remexemos todos os cantos empoeirados e colcoamos tudo a luz de nossa verdade. Depois disso vem algo bem complicado..O que fazer dessa verdade.
    Dizem os entendidos que outra coisa complicada é lidar com esses inúmeros personagens que temos dentro de nós. Pois somos uma série deles.Pai,esposo,profissional,amigo etc.são inúmeras, e todas elas lhe cobram seu posicionamento e este, naõ pode de forma alguma sair de conduta,pois as obrigações e deveres são muitos e ,inflexíveis. Mas quem é realmente você ,quais são suas necessidades...Quem é você no meio desses?

   É bom pensar refletir

                          Gilmar 15/11/2007
Gilmar Santos
Enviado por Gilmar Santos em 15/11/2007
Reeditado em 09/03/2008
Código do texto: T737947

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilmar Santos
Planaltina - Distrito Federal - Brasil, 59 anos
696 textos (113560 leituras)
53 áudios (5041 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 23:45)
Gilmar Santos