Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Em uma certa "Repartição Pública"

Por Airton Soares

Enquanto aguardava uma certidão de antecedentes criminais ouvia atentamente as lamúrias da funcionária, que me atendia, à sua coordenadora. “Num vou ficar louca não!”

Uma vez fazendo parte do contexto, não me foi difícil traduzir os subentendidos da (in) servidora: É muito serviço, fulana, eu não vou ficar louca preparando pra hoje esse horror de certidões. Tem condição não!

O discurso, "Não vou ficar louca...", que infelizmente é presença constante na maioria das pessoas que trabalham no atendimento a clientes, não me pareceu uma simples maneira de dizer, um dizer hiperbólico. Observando o semblante da funcionária, realmente ela demonstrava ter medo de enlouquecer com o "horror" de tarefas a cumprir.

No entanto, pelo que pude constatar, a digitação constava apenas do nome do requerente, número do CPF e alguns dados de praxe. O grosso do texto já estava pronto em forma de matriz.

E continuou: “Daqui a pouco vai começar o infeerno.” Pronunciou a última palavra com ênfase. Posso até dizer que o fez com muita raiva. Por um triz não perguntei à servidora. Senhorita, há quanto tempo você está nesse “infeerno”? Tive medo de me “queimar” e a certidão não sair a tempo.

Achei melhor ficar calado. Sei que não fui assertivo. Engoli calado e isto me deixou angustiado. Me senti mal, pois como já disse não fui assertivo e nem havia clima para tal.

Ainda bem que tenho o leitor para `ouvir´ o meu desabafo.

AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 16/11/2007
Código do texto: T740034

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (62751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 04:37)
AIRTON SOARES