Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"Imprensa Brasileira de Futebol"

A imprensa, especialmente de São Paulo, tentou , insistiu, mas foram infelizes e, mais uma vez incompetentes, ao avaliar a Seleção Brasileira no jogo Brasil 2X1 Uruguai.
A imprensa paulista sempre condenou o bairrismo que sustentava a CBF no Rio de Janeiro e protegia os clubes cariocas nas convocações.
Hoje em dia, com a maioria dos jogadores atuando no exterior essa discussão teria ficado um tanto desgastada e sem sentido.
Porém nos dias que antecederam o jogo, a imprensa tentou criar um clima desfavorável à Seleção.
Divulgaram exaustivamente que a torcida vaiaria a Seleção, principalmente porque o goleiro artilheiro e queridinho da imprensa não estaria em campo.
No passado fizeram o mesmo com o Zico que era vaiado toda vez que jogava no Morumbi. Mas, hoje, eles esqueceram disso e não se  cansam de elogiar o ex jogador do Flamengo.
Ora, a mesma imprensa que criticara a carioquice da CBF usa de artifícios sujos e de baixo nível tentando colocar a torcida contra um jogador (Júlio César), e o treinador (Dunga). Eles esquecem que esses profissionais merecem respeito, a despeito de qualquer divergência.
Não estou defendendo esse ou aquele jogador ou treinador. O que me chama a atenção são os conceitos e a falta de profissionalismo da imprensa que, simplesmente, destilam veneno contra atletas, sem argumentos convincentes. Porque não fazem o mesmo com nossos políticos ou com os “cartolas” que dominam o futebol e se locupletam com o suor dos nossos craques?
O jogo foi ruim. A Seleção jogou mal. Teve defeitos táticos, técnicos e de escalação. Porém o goleiro Júlio César, foi o melhor em campo e calou a imprensa paulista. Porém eles preferem elogiar a atuação do Luís Fabiano (ex jogador do São Paulo) a enaltecer o goleiro carioca que tomou o lugar do queridinho deles. Não houve um comentário decente e criterioso sobre os defeitos da Seleção e os méritos do Uruguai. Como se o Uruguai não existisse.  Eles concentraram-se em criticar o Dunga, sem delinear de maneira imparcial, seus erros. Afinal, onde o Dunga errou? Ele errou e ponto. “Ele erra porque nós queremos”
“Ele não é o nosso técnico e ponto final” “Queremos o Felipão” Tem um lobby fortíssimo para derrubar o Dunga, ou qualquer outro que não tenha um trânsito “amigável” com essa imprensa. Porque será?
A melhor profissão do mundo é ser comentarista de futebol. Ninguém os cobra quando eles erram. Eles falam mal ou bem de quem eles têm “interesse” e se der errado ninguém vai lembrar mesmo. Mas eles são implacáveis com atletas de futebol, ou são deuses ou os colocam abaixo do esgoto, criminosos odiados, cadeira elétrica. É só errar um passe...
PS Gostaria de registrar que eu sou paulista e detesto qualquer traço de bairrismo. Gente boa ou ruim dá em qualquer bairro, cidade, país, religião, cor e etc.

Zeca Devebec
Enviado por Zeca Devebec em 22/11/2007
Código do texto: T747807

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Zeca Devebec
São Paulo - São Paulo - Brasil
77 textos (4920 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 17:48)