Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Santa Cecília,protetora dos Músicos

Clevane Pessoa,no Dia da Música e dos músicos  e musicistas

Cecília é cristã e vive no tempo do papa Urbano.Como todos os músicos,tema cabeça no Alto.Ouve os Anjos,conversa com eles.Sua imagens são apresentadas em várias concepções,desde esse desenho antigo a telas em óleo,onde pode estar tocando órgão,cello,contrabaixo,(aixo,violino,nas concepções do artista.
Fica noivo do rapaz que o pai escolhe,como se usava.Em plenafesta de casamento,retira-se para um cantinho,onde toca e ora.
Mais tarde,no quarto conjugal,revela ao marido,docemente,que não pode ser tocada,que os anjos lhe disseram estar consagrada.Se o marido a tocar,será punido,mas se a respeitar,os anjos,que a amam,o respeitarão também.
O rapaz,que deveria estar consumando o casamento,que devia estar encantado com aquela beleza pura,diz que só acreditará se ela mostrar a ele esses seres etéreos .Ele o faz,e o marido se converte,respeitando-lhe a castidade.
Mais tarde,a família de Cecília é presa.Ela sofre o martírio da espada.Decapitada,passa ainda três dias viver e a falar.
Lenda associada á fé,história real?O certo é que ela está em uma tumba muito bela,onde sua imagem deitada atrai a  imaginação dos fiéis e na Itália,seu prenome é comum colocarem nas filhas.
Os músicos a prezam tanto que há até montagens de telas antigas,clássicas,onde o instrumento é substituído por uma guitarra elétrica.Ou seja,Santa Cecília é universal e atemporal.Se hoje vivesse,poderia tocar um cello ou um contrabaixo elétrico,gravar um Cd ou quem sabe,gravar em MP3...
A Igreja a considera tanto que faz parte do Cânon.Abaixo,uma das orações oficiais que se faz a ela:


Santa Cecília
Oração à Santa Cecília "Ó, gloriosa Santa Cecília, apóstolo de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós, um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Assim seja."
clevane pessoa de araújo lopes
Enviado por clevane pessoa de araújo lopes em 22/11/2005
Reeditado em 22/11/2005
Código do texto: T74845

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
clevane pessoa de araújo lopes
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 69 anos
555 textos (176705 leituras)
21 e-livros (13423 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 12:21)
clevane pessoa de araújo lopes