Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A caricatura

          Edson Gonçalves Ferreira

          Quando meu amigo de infância, Helvécio Ratton esteve em Divinópolis, minha cidade natal e querida e amada demais, o grande amigo Ziraldo também veio, porque se tratava do lançamento do filme "O menino maluquinho" e, inclusive, o garoto Samuel Costa que viveu o personagem ficou na minha casa,  brincando com meus sobrinhos que, na ocasião, eram moleques ainda.

          Ziraldo já conhecia e muito minha cidade, porque, aqui, namorou a sua esposa que, segundo ele, costumava ficar em minha cidade, de passeio. Esteve muitas vezes no projeto "O livro na praça" que a Superintendência Regional de Ensino organizava e, ao lado dele, lançamos livros.

           Quando do lançamento do filme, juntamente com eles, veio a amiga atriz Patrícia Pillar e, se não me falha a memória, estava na cidade, na ocasião, o amigo escritor, já falecido Oswaldo França Júnior e, depois de muitas festas, fomos parar num restaurante da cidade para uma festa de congraçamento de toda a equipe.

            Na mesma hora, Ziraldo pegou um guardanapo do restaurante e, rapidamente, traçou a minha caricatura e, depois, virou para mim e disse: "Aqui está, poetinha, é sua!" Assim surgiu essa ilustre caricatura que, hoje, uso nos meus escritos. É um presente do grande escritor, caricaturista Zirado que, como eu, é mineiro, sô! Em terra do uai, "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito", né?


             Entre as pessoas ilustres, estava também a grande amiga e poetisa Adélia Prado, com seu esposo José de Freitas e outros amigos e autoridades. No meio do jantar, eu perguntava por que ninguém pedia ao Ziraldo para desenhar uma caricatura e, em resposta, ouvia a desculpa: "E, depois se eu não gostar?" Aí, então, atrevido, resolvi e virei para o grande amigo e generoso artista Ziraldo e falei assim: "Ziraldo, faz a minha caricatura, mas se ficar feia, eu fico com raiva de você para o resto da vida", brincando, é claro!


Divnópolis, 07.12.07
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 07/12/2007
Reeditado em 07/12/2007
Código do texto: T768549
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
edson gonçalves ferreira
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1160 textos (134992 leituras)
141 áudios (48579 audições)
5 e-livros (699 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 01:54)
edson gonçalves ferreira