Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A LOUCA DO MEU BAIRRO

No meu bairro há uma mulher louca. É negra, aparenta ter por volta de 40, 50 anos.
Hoje a vi lavando roupa na bica do jardim, como sempre faz. Só muda de jardim.
Ela me parece ter sido bonita na juventude. Hoje notei que começaram a aparecer os primeiros fios grisalhos em seus cabelos encaracolados.
Creio que já a conheço há uns 8 anos. Cruzo com ela quase todos os dias, quando faço minha caminhada matinal, juntamente com minha esposa. Aliás, foi minha esposa quem primeiro a notou. Chamou-lhe a atenção o fato de ela estar sempre limpa e ter a pele bem lisa, sem rugas, apesar da aparência de uma senhora de meia idade.
Sei que ela gosta muito de conversar, pois está sempre tagarelando com alguma personagem imaginária. Às vezes ri, às vezes briga com esta pessoa criada em sua mente, mas nunca a ouvi dizer impropérios, mesmo quando não a deixam tomar o ônibus, ou dele a põem para fora.
De vez em quando some de circulação. Passa uma ou duas semanas e volta.
Acho que tem alguém no bairro que a alimenta e lhe dá abrigo, porque à noite nunca a vi perambulando pelas ruas, e também porque seu cabelo volta e meia é cortado e seu visível apego à higiene pessoal deixa entrever a necessidade de um local para trocar-se e fazer sua necessidades fisiológicas, já que nunca vi vestígios de dejetos nas proximidades por onde esta mulher transita.
Uma vez a cumprimentei, mas ela não me respondeu. Estava absorta em seus pensamentos, ou escutando a pessoa que a acompanha em sua imaginação e nem me percebeu.
Gostaria de conversar com ela. Saber o que carrega – ela sempre leva alguma coisa, às vezes volumosa – como vive, o que come, onde dorme e, principalmente, o seu nome. Enfim saber dela. Afinal ela já faz parte do meu dia a dia. Já até sinto sua falta, quando não a vejo e, como hoje percebi, estamos envelhecendo juntos.
Hegler Horta
Enviado por Hegler Horta em 03/12/2005
Código do texto: T80558
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hegler Horta
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 70 anos
153 textos (6819 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 11:51)
Hegler Horta