A MÚSICA E O SENTIMENTO

Quem de nós não guarda em nossa memória uma música que marcou época no passado? A ciranda da vida nos reserva ou nos reservou momentos de grande sensibilidade, seja em razão de uma paixão ou em face a um acontecimento notável como um casamento, um evento social, o nascimento de um filho, um aniversário etc. etc. Nosso intelecto funciona como um instrumento de mensagem fazendo ressurgir de seus misteriosos neurônios os acordes que sonorizaram uma época, emergindo a nostalgia, aguçando sentimentos e reflorescendo na alma a vontade louca de viver intensamente tudo o que foi bom e que despertou nossa sensibilidade.

Por essa razão costumo dizer que música é sensibilidade. A melodia é um elemento de persuasão que pode tocar algumas pessoas e outras não, daí a razão de alguns gostarem de uma música e outros não. A música também é o reflexo da cultura dos povos, tanto é assim que o samba no Brasil reflete a existência dos negros no Brasil Colonial, surgindo do rufar dos tambores que soavam nas senzalas na época da escravidão. A música erudita, por exemplo, é a mais significativa como elemento de ciência musical, no entanto, não é a mais aceita pelas massas populares, porque a sua execução e persuasão atinge camadas sociais mais elitizadas. Já a música sertaneja - como elemento de ampla divulgação pelas rádios e canais populares de televisão – atinge o ápice de adeptos. Esse fenômeno também é cultural, até porque as letras dessas músicas e o meio rústico em que a maioria das pessoas vivem permite uma identidade com as mensagens repassadas pelos cantores, daí o imediato despertar do sentimento nas pessoas, que na verdade se vêem como personagens naquelas mensagens. Esse apego também está diretamente ligado à instrumentalização da música, eis que a música sertaneja utiliza o acordeão, a viola etc. que são instrumentos que simbolizam a música rural.

Outro ponto que chama atenção na execução de uma música é a sua linguagem. Evidente que uma música cantada em inglês, por exemplo, poucas pessoas irão entender a mensagem que a música produz, no entanto, a melodia é que terá significado para essa pessoa que não entende a letra. Por essa razão, cantores e conjuntos internacionais tem o poder de penetração no exterior porque o poder de persuasão é a melodia e também o ritmo, considerando que a música – nas suas várias facetas – tem a capacidade de tornar a pessoa romântica ou então levá-la a extrapolar sua conduta de individuo taciturno, mas que ante um bom ritmo, pode tornar-se o “pé de valsa” num local festivo.

O que importa é que a música hoje (e sempre) significa (e significou) uma haste de sustentação na vida cotidiana. De minha janela observo alguns trabalhadores no ramo da construção civil que estão fazendo reformas no prédio onde trabalho. Assim, vez ou outra, quando todos estão absortos no seu trabalho, surge um daqueles operários esbanjando sua voz no mais alto tom, como se desejando alcançar aos ouvidos de todos – mesmo ante a precariedade do seu timbre de voz. Evidente que esse toque repentino de audição nos leva a olhar um para o outro, como estivéssemos recriminando, mas, no fundo há uma mensagem naquela voz estridente, demonstrando que aquele homem está feliz. Isso é música como expressão de um sentimento. O mesmo caso da empregada doméstica que na sua lida diária ergue a voz e muitas vezes até obriga a patroa a pedir certa cautela, pois o exagero nem sempre é bem vindo.

Outro fato que ilustra a música e torna seus acordes mais suaves é o seu modo de execução e o talento do músico. Evidente que hoje na globalização que vivemos e em razão da necessidade muita gente procura o caminho da música para a sobrevivência. Assim, nesse universo complexo exitem cantores de vários estilos e de vários tipos de talentos. Mas, indubitavelmente, quem não tem uma boa voz, jamais é bem aceito nesse mundo complexo, porque a música é sensibilidade que na sua essência exige uma boa execução, rejeitando-se a voz que não simboliza uma boa melodia.

Aqui mesmo no Recanto da Letras existem alguns cantores que gravam suas músicas e alguns trazem nas suas letras e também nas melodias bons acordes que tocam a sensibilidade das pessoas. Ocorre que no mundo selvagem da competição, nem todos os cantores talentosos alcançam o sucesso. Exemplo disso são os inúmeros compositores que ficam no anonimato – quanto a divulgação da voz – mas que vendem suas canções para artistas renomados, emprestando o nome na composição, mas continuando completamente desconhecidos das massas populares.

Enfim, o que importa nisso tudo é que nós brasileiros não devemos nada para o mundo em termos de talento e de cantores de excelente qualidade, tanto no aspecto de cantores populares, como no campo da música erudita, já que temos grandes orquestras e grandes maestros que estão sempre em destaque no mundo musical.

Quanto a nós - pessoas que admiram nossa música – resta-nos uma gama de opções, para escolhermos os inúmeros caminhos para que possamos aguçar nossos sentimentos e assim criarmos nossos ídolos e fazermos de nossa vida um caminho mais suave para podermos enfrentar as dificuldades e quando o cotidiano nos pressionar, basta procurar num acorde de nosso gosto através de uma boa música, para relaxar e relembrar que tudo é possível quando temos meios para driblarmos o estresse do dia-a-dia.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 27/02/2008
Código do texto: T877674