O São Paulo Railway (S.P.R.)

O São Paulo Railway (S. P. R.) foi fundado em 1919, por funcionários da Ferrovia Inglesa, que percorria de Santos a Jundiaí.

Seu estádio recebeu o nome de Nicolau Alaion, engenheiro uruguaio da ferrovia e grande incentivador do futebol no clube. Foi o único estrangeiro a ter nome em um estádio no Brasil.

Conforme dados colhidos em fontes de confiança, o S. P. R. jogou o primeiro Campeonato Paulista, já na era profissional, em 1936. O jogo de estréia foi em Santos, na Vila Belmiro. Santos 3 x 1 S. P. R. O Santos jogou com Ciro, Agostinho e Meira; Jango, Figueira e Pavuna; Saci, Moran, Raúl, Franco e Junqueirinha. O S. P. R. com Vicente, Escobar e Quinzinho; Cipó, Batista I e Mello; Aurico, Batista II, Mário Silva, Passarinho e Magri. Os gols foram marcados por Raúl (2) e Franco, para o Santos e Aurico para o S. P. R.

Outros times do S. P. R.

1937 – Clodô, Escobar e Passerine; Cipó, Guedes e Silva; Agostinho, Mário Silva, Carlos Leite, Passarinho e Ulisses.

1938 – Clodô, Escobar e Passerine; Cipó, Silva e Ulisses; Agostinho, Mário Silva, Carlos Leite, Passarinho e Eduardo.

1939 – Setali, Celso e Mantovani; Negreiros, Guedes e Ulisses; Agostinho, Mário Silva, Carlos Leite, Passarinho e Miguel.

1940 – Setali, Escobar e Passerine; Orozimbo, Silva e Negreiros; Godói, Tampinha, Carlos Leite, Eduardinho e Lio.

1941 – Joãozinho, Escobar e Viana; Orozimbo, Américo e Silva; Agostinho, Tampinha, Carlos Leite, Eduardinho e Vicente.

1942 – Joãozinho, Escobar e Celso; Damasceno, Spinola e Orozimbo; Agostinho, Tampinha, Correia, Passarinho e Duzentos.

1943 – Joãozinho, Ariovaldo e Dedão; Damasceno, Elesbão e Orozimbo; Agostinho, Tampinha, Carlos Leite, Nelson e Manja.

1944 – Chiquinho, Chico Preto e Dedão; Damasceno, Sabiá e Silva; Manoel Rocha, Passarinho, Carlos Leite, Nelson e Moacir.

1945 – Ivo, Moacir e Dedão; Damasceno, Celeste e Inglês; Manuel Rocha, Fidel, Xavier, Passarinho e Vicente.

Nesse ano Passarinho foi artilheiro do campeonato junto com Servílio, do Corinthians, com 17 gols. Seu nome verdadeiro era Mário Piçarra.

1946 – Ivo, Rubens e Moacir; Ulisses, Celeste e Inglês; Sá, Charuto, Vicente, Passarinho e Tim.

1947 – O S. P. R. passou a se chamar Nacional Atlético Clube, e para a solenidade foi marcado um jogo com o Flamengo do Rio de Janeiro.

Era 23 de fevereiro de 1947. Flamengo 5 x 3 Nacional. O time ferroviário jogou cada tempo com as camisas do antigo e do novo clube. O jogo foi no Pacaembú.

O Nacional jogou contra o Flamengo assim: Aldo, Rubens e Moacir; Damasceno, Bugre e Inglês; Jesus, Charuto, Milton, Passarinho e Tim.

O Flamengo com Luiz Borracha, Nilton e Norival; Biguá, Bria e Jaime; Tião, Vaguinho, Pirilo, Zizinho e Vevé.

Em 1947 o Nacional disputou o campeonato paulista com o time acima.

Outras equipes do Nacional A. C.

1948 – Aldo, Dedão e Rubens, Damasceno, Spinola e Inglês; Zé Carlos, Charuto, Wallace, Flávio e Tim.

1949 – Fábio, Dedão e Cruz; Damasceno, Og Moreira e Carlos; Paulinho, Charuto, Nelson, Neca e Flávio.

1950 – Ivo, Caieira e Mário Travaglini; Damasceno, Túlio e Hélio Leite; Plácido, Charuto, Dalton, Élson e Tureli.

1951 – Furlan, Nino e Lorico; Wallace, Riveti e Antide; Paulinho, Charuto, Dalton, Paulo e Sampaio.

1952 – Cherri, Nino e Pavão; Hélio Leite, Wallace e Rivetti; Sampaio, Eduardinho, Paulo, Élson e Francisco Minelli.

O Nacional, a exemplo do C. A. Juventus, continua sendo um dos clubes mais simpáticos da capital paulista. Atualmente disputa a série A3 da Federação Paulista de Futebol.

Laércio
Enviado por Laércio em 10/03/2008
Reeditado em 15/03/2008
Código do texto: T895060