Brinquedos (causo)

Assistia distraída à disputa entre meus sobrinhos. Os meninos provocando as meninas, diziam que os brinquedos de menino eram muito mais divertidos.
Elas, aos berros, insistiam que não.
De repente, a mais novinha que também assistia à disputa meio desinteressada, deu o veredicto, do alto da sabedoria adquirida ao longo de seus cinco anos de idade:
- Pode até ser que os brinquedos de menino sejam mais divertidos, mas bom mesmo é ser menina e poder brincar com todos eles.
E colocou sua boneca num reluzente carrinho de bombeiro, “dirigindo-o”, feliz, sob o aplauso das primas e o olhar de inveja dos primos.
Eu achei graça no desfecho da contenda, mas fiquei ali pensando, no quanto a pequenina tinha razão. E o quanto aquilo se refletia na realidade entre homens e mulheres pela vida a fora.
O mundo masculino sempre foi mais interessante que o feminino. Pilotos, astronautas, políticos, militares e toda uma série de profissionais compunham um universo inacessível às mulheres.
Mas o tempo foi passando, aos poucos elas foram invadindo e dominando esses espaços e hoje, pode-se dizer que há poucas portas fechadas a elas.
Neste momento, minha cunhada, grávida de sete meses, gritou novamente, feliz ao marido:
- Vem, ela está se mexendo!!
E, meu irmão, encabulado, depois de apalpar-lhe o barrigão por longos minutos, lamuriou-se:
- Não senti nada... não adianta, eu nunca consigo...
Neste momento eu lamentei pelos meninos...
Seus brinquedos e seu universo, hoje, tão acessíveis às meninas, podem ser mesmo bem mais divertidos...
Mas há momentos em que eles certamente adorariam ser meninas...