CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

MUÇARELA COM CE CEDILHA?!

______________________________________________

 

Recentemente, em um concurso público, uma das questões de língua portuguesa pedia aos candidatos que assinalassem a frase correta, cujo termo em questão era: mussarela ou muçarela. No gabarito do concurso, constava que a frase correta era: O atacante Ronaldo, [...] é incapaz de resistir a uma pizza de muçarela. Muçarela com [ç]? Tal fato causou indignação em muitos candidatos e criou grande polêmica gramatical na cidade. Não foram poucos os candidatos que entraram com recurso na prefeitura para reclamar dessa questão da prova.

Veja você, como não é demais insistir nos textos e lições sobre as dúvidas de nossa Língua, mesmo que nos pareçam corriqueiros e batidos. Naquele concurso, bom número de candidatos errou a questão por seguirem o uso popular de uma palavra, e isso, em um concurso, ou vestibular, não se admite. O que vale é a norma culta, os cânones gramaticais.

Esse confronto entre o uso popular e a norma culta, atinge até mestres graduados, como é o caso do professor de língua portuguesa da USP, Ataliba Castilho, Autor do livro "Gramática do Português Culto Falado no Brasil, que estranhou a grafia da palavra com "ç". Dizia-se surpreso, achava que fosse com [ss], pois sempre escreveu e leu desse jeito.  Mas, vamos aos fatos:

Em nosso idioma, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) - uma espécie de dicionário que lista as palavras reconhecidas oficialmente como pertencentes à língua portuguesa – é a autoridade oficial para nos dizer como “tal” palavra dever ser escrita e falada. O VOLP é editado periodicamente pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Se você consultar o VOLP, vai encontrar como formas corretas: mozarela, muçarela e muzarela. Sendo “muçarela” o termo “abrasileirado”. Portanto, as formas: moçarela, morzarela, mossarela, mozzarela, murzarela, mussarela, muzzarela, não pertencem, oficialmente, ao nosso idioma. Essa é a determinação, e ponto final. Qualquer discussão sobre essa questão deve ser feita em outro plano. Porém, se você quiser grafar o termo fora dessas orientações, nada o impede, mas diante da norma gramatical, você estará cometendo um erro.

E por que o uso popular tradicionalizou o termo “mussarela”? Acredita-se que seja por estar mais próximo do termo de origem mozzarella. A começar pelos estabelecimentos comerciais que trabalham com a pizza. Você, provavelmente estranharia se lesse nos cardápios pizza muçarela, ou mozarela, ou ainda muzarela. Mussarela, com certeza, continuará prevalecendo nos cardápios e no uso popular, mas não esqueça que em um concurso ou vestibular quem prevalece é a muçarela com [ç]. ®Sérgio.

____________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 12/03/2008
Reeditado em 03/06/2013
Código do texto: T898354
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 66 anos
1281 textos (14557554 leituras)
7 e-livros (6073 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/09/14 10:41)