Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SOLUÇÃO CONJUGAL



(*) Maurilton  Morais

A Senhora Evelyn adentrou ao consultório de um terapeuta cognitivo-comportamental com cabeça erguida, esguia e cumprimentos formais. No início do diálogo, a fim de estabelecer um bom “rapport”, o terapeuta elogiou suas jóias desenhadas. Respondeu que a escrava e a gargantilha de ouro havia sido um presente da avó, uma Senhora de Engenho. Percebia-se de início tratar-se de alguém de hábitos conservadores.
  A questão trazida à terapia contrastava com seu ar solene.O marido havia-lhe confessado que desde o início do casamento era bissexual e há dez anos amava profundamente um jovem de meia idade. Disse, a Sra Evelyn, que já desconfiava, embora vivessem em harmonia, pois era pouco afeito aos deveres de alcova e andava sempre acompanhado de belos rapazes. E como tinha um casal de filhos, dava-se por conformada na sua carência de afagos.
Tratava-se de uma questão focal e o nobre amigo, terapeuta paulistano, utilizou a técnica de ‘SOLUÇÃO DE PROBLEMAS’, a qual consiste, traduzindo de forma simples no seguinte: a) Qual é o problema principal? b) Terapeuta e cliente, de forma socrática, decidem qual as soluções viáveis; c)Das soluções viáveis (l, 2 ,3, etc) estabelece-se num prontuário, os prós e contras de cada alternativa e inicia-se pela solução à qual o cliente acha mais viável na sua concepção subjetiva, ou seja, a testabilidade objetiva na prática diária.
    Testadas algumas possibilidades, decidiu-se por uma forma que muitas mulheres jamais aceitariam por pudores culturais ou por serem considerados bolorentos hábitos. O terapeuta respeitando as crenças centrais da cliente, apenas estimulou que caminhasse firmemente adiante. “Tenho dois filhos formados em nível superior; acertei com meu marido que seria desgastante um escândalo envolvendo seu nome de pai”.Os filhos tinham, cada qual, seus apartamentos, filhotes belos, vida nova e residiam distante. O casal almoça junto e dorme em quartos separados. Ele, o respeitável Sr.Evelyn com o seu apolíneo amor.A Elegante Sra Evelyn vive um grande romance  secreto com um canadense e com pleno direito aos misteriosos segredos em seus aposentos.Uma RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, em acordo com o consenso racional dos personagens.
 
Psiquiatra.Terapeuta cognitivo comportamental(*)
Maurilton Morais
Enviado por Maurilton Morais em 15/01/2006
Código do texto: T99103
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Maurilton Morais
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 69 anos
34 textos (32031 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:50)
Maurilton Morais