SPAM, LIXEIRA, ARQUIVOS, DICAS

O que é Spam

É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam, ou pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio, a uma grande quantidade de pessoas de uma vez, de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário, mas não exclusivamente. O spam também é conhecido pela sigla inglesa UCE (Unsolicited Commercial Email, ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

O que é Lixo Eletrônico

É uma ferramenta de e-mail que funciona automaticamente, ao você receber um e-mail na caixa de entrada que pode ser um SPAM, o seu Lixo-Eletrônico vai identificar e colocar o e-mail nele para a sua segurança.

Muitas vezes você procura um e-mail que enviaram pra você e não encontra. A pessoa jura que enviou e você não acha. Procure na opção SPAM ou na LIXEIRA, algumas mensagens são enviadas pra lá por apresentarem riscos ou algum outro motivo que o seu filtro detectou, é só voltar com ele pra caixa de entrada e pronto, tome cuidado e só volte se conhecer o remetente.

Recuperação de arquivos

Um problema comum e que poucas pessoas estão cientes é o fato que arquivos de computador podem ser recuperados de diversas formas, mesmo após serem excluídos da lixeira ou após a formatação do HD. Para piorar o problema, informações confidenciais, como o número do cartão de crédito, podem estar contidas nesses arquivos recuperados e uma vez que o número do cartão está em posse de um cracker não espere coisa boa. Recuperar arquivos deletados também pode ser tarefa para uma empresa especializada em recuperar dados do HD, tendo até casos de sucesso quando o HD ficou mergulhado em água por alguns dias ou quando ele foi parcialmente danificado. Nota-se, então, a importância de sabermos como deletar arquivos definitivamente, isto é, excluir arquivos sem que eles possam ser recuperados por qualquer programa ou técnica de microscopia.

Não posso indicar esse ou aquele programa, aconselho quem precisar dessa ferramenta procurar alguém da área de informática, é complicado fornecer links pela internet E ESTES PROGRAMAS NÃO SÃO TÃO SIMPLES DE SEREM USADOS POR USUÁRIOS COMUNS. Arquivos apagados por usuários comuns só são apagados virtualmente, eles ainda ficam ocupando um espaço no HD (disco rígido ou Hard Disk), se por acaso algum outro arquivo ocupar seu lugar na área onde ele se encontra será muito difícil recuperá-lo, por isso se você apagou algum arquivo e o quer de volta, procure logo alguém da área e não grave mais nada no seu HD até que ele seja recuperado.

PS: Muitos alunos pedem que eu poste dicas por aqui, por isso agora sempre que puder farei isso. Fica gravado e quem quiser é só copiar.

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 24/06/2012
Código do texto: T3742305
Classificação de conteúdo: seguro