Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

(VI) EM JESUS VOCÊ PODE CONFIAR - 4. O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE, NOS GOVERNA E NOS DOMINA.

II Coríntios 5.

     O que Paulo quer dizer quando escreve aos coríntios que “O amor de Cristo nos constrange” [II Coríntios 5:14]?
     As Bíblias que usam o verbo constranger são a Reina Valera da Espanha, a Versión Recobro em espanhol, a Vida Nova, a Revista e Corrigida, a Thompson, mas nem todas as traduções usam o verbo constranger. A Bíblia Viva diz “O amor de Cristo nos governa”. A tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas diz “O amor de Cristo compele”. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz “somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós”.
     Por que o amor de Cristo nos constrange, governa, compele, ou nos domina?
     A explicação de Paulo é convincente: o amor de Cristo nos constrange, nos governa, compele e nos domina quando sabemos que um só – Ele próprio o Senhor Glorioso - morreu por todos, morreu por mim e por ti. Quando consideramos o aspecto vicário da morte de Jesus, quando entendemos que Ele deu a Sua preciosa vida livremente, espontaneamente, quando não temos a menor dúvida quanto ao significado da cruz da morte de Cristo nela. Então sentimo-nos constrangidos, prontos para sermos governados, compelidos mesmo a nos deixarmos dominar por este tão grande amor! Este amor sem paralelo, sem igual!
     O evangelho não é simplesmente a história do homem bom, do grande profeta que Jesus foi, e nem é somente uma boa nova, ou uma noticia abençoada, e sim o anúncio de Sua morte e ressurreição, que redime, restaura a condição da humanidade toda, que vence a alienação causada pelo pecado, pela rebeldia desta mesma humanidade, e mais inaugura uma nova era, a era da reconciliação universal. A cruz de Jesus, a (Sua morte nela) anuncia o fim da inimizade com Deus.
     De fato, o amor de Cristo nos constrange, governa, compele e nos domina, nos força, nos coage, nos obriga a não vivermos para nós mesmos, mas para Aquele que por nós viveu, morreu e ressuscitou. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus” [II Coríntios 5:21].

Valdezz
Enviado por Valdezz em 01/03/2006
Reeditado em 15/09/2010
Código do texto: T117367

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdezz
Arraial do Cabo - Rio de Janeiro - Brasil, 63 anos
159 textos (14673 leituras)
2 e-livros (35 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:20)
Valdezz