Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Na moda: O Assédio Moral!

moda agora nas grandes empresas é o assédio moral!

Em uma palestra sobre o assunto, hoje em foco e totalmente voltado para grandes organizações quanto ao cuidado no modo de um Gerente, supervisor ou mesmo do diretor com a postura em lidar com sua equipe, ou com seus subordinados...

Resolvi expor um pouco do que compreendi sobre esse assunto tão antigo, mais que está sendo hoje o grande foco pelos vários processos de funcionários que de uma forma foram humilhados em publico ou mesmo assediado... Algumas pessoas estão enriquecendo em cima dessa nova febre!

Esse tipo de assédio nada mais é do que a humilhação e degradação social dentro de uma organização e suas relações de trabalho. Em algumas organizações a predominância do individualismo.. Arrogância e muita prepotência gerencial inadequada que envolve tais atitudes como o excesso de poder causando às vezes ofensas, humilhações e constrangimentos de um colaborador dentro de seu ambiente de trabalho, acarretando assim a insatisfação e a diminuição de produtividade do mesmo no exercício de suas funções.

É valido lembrar, que esse tipo de assedio já existe há vários séculos, desde as primeiras relações de trabalho, mais isso vem se intensificando de uma maneira devastadora, que hoje em dia surgi à necessidade de se falar mais sobre e discuti junto aos Gerentes e Diretores sobre o modo de se comportar com seus colaboradores e subordinados...

O novo assunto “ASSEDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES”, é nada mais do que conseqüência da tão “maravilhosa” GLOBALIZAÇÃO... Que gerou o aumento do desemprego e da concorrência. Isso levou muitos trabalhadores a se submeterem a situação vexatória, diante das dificuldades em conseguir espaço no mercado de trabalho cada vez mais exigente, com menos oportunidades de emprego e mais ofertas de profissionais qualificados e muitos desqualificados... Identificamos uma busca incessante em manter alguma ordem perante o caos em que se transformaram as organizações nestes últimos anos. Tudo isso, caracteriza uma percepção de que não há mais espaço para a mentalidade tradicional e que novas formas de relacionamento e comunicação se constroem. Mas na realidade, muitas empresas ainda não conseguiram se desvincular dos tradicionais métodos de administração de pessoas.

***

Em meio ao século XXI, que nus trouxe um trabalho fisicamente menos duro devido ao desenvolvimento da tecnologia, mas psicologicamente as pessoas sofrem mais, porque há menos solidariedade.

Já presenciei uma agressão moral, entre gerentes e seu subordinado causando um constrangimento a todos os envolvidos dentro daquele ambiente que foi completamente contaminado com uma carga pesada de vibrações negativas atrapalhando o desenvolvimento das rotinas normais de cada individuo... Pesquisando a mais sobre o assunto descobrir os danos que esse tipo de humilhação pode causar na pessoa atingida... Como, manifestar doenças, originadas do estresse causado pelo sentimento de extremo sofrimento, impotência e incapacidade que a vítima de assédio é submetida. Está mais do que provado que o estresse pode levar o ser humano a um estado depressivo, de desequilíbrio emocional, transtornos ansiosos, que podem desencadear a origem de muitas doenças. A saúde física e mental da pessoa é afetada em conjunto com o abatimento moral, o constrangimento que leva a pessoa vítima do assédio moral a degradar a sua condição de trabalho e a sua qualidade de vida.

Eu como futura Gestora de Pessoas, ainda acredito e creio no bom relacionamento entre pessoas de qualquer nível ou classe hierárquica dentro de uma organização... O respeito também se conquista, assim, como a liberdade em excesso poderá levar a situação complicada em ambas as partes pelo fato de não haver respeito mutuo!

A explosão em certos momentos é normal.. Mais não se pode chegar ao extremo de humilhar...

É valido lembrar que toda e qualquer tipo de desarmonia entre pessoas dentro de uma organização devem antes de tudo investigar o motivo que levou a agressão e tentar contornar a situação na melhor maneira possível entre ambos envolvidos... Lembrando, que o nome da empresa ou organização também estará sendo envolvido...!

Gestores,
O abacaxi, está nas mãos de vocês.. Cabe agora não terem medo de descascar e retirar com cuidado os buracos dos desentendimentos... A fim de saborear uma harmonia mais centrada no foco que é a pessoa; O ser humano, que tem problemas, seja ele de que nível for!



****
Futuros Gestores e seus desafios,
Agosto 2005.
****

Com carinho,

Mone TCarmo
Enviado por Mone TCarmo em 21/03/2006
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T126092
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Direitos autorais à Simone Teixeira do Carmo) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Mone TCarmo
Belém - Pará - Brasil, 37 anos
2862 textos (287291 leituras)
56 áudios (8739 audições)
4 e-livros (918 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 10:33)
Mone TCarmo