CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Formatura de Contábeis


Senhoras e Senhores, autoridades e convidados, muito boa tarde.

Sinto-me imensamente honrado por ter sido escolhido por minha turma, para ser o orador oficial nessa cerimônia tão especial. Assim quero começar esse meu pequeno discurso com uma frase do grande filósofo Platão:
 
“Grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo”

Foi assim que tudo começou para nós formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado campus de Curitibanos. Começou pela decisão na escolha do curso que iríamos fazer, foi o nosso primeiro e mais importante passo para prosperarmos até essa nossa grandiosa formatura.


As ciências possuem verdades perenes, históricas, e proporcionam descobertas fabulosas. Assim também é a ciência da Contabilidade. Reconhecida humanamente como a ciência que estuda o patrimônio das empresas, não se limita apenas a esse conceito, mas se propõe a ser também o agente que cria, mantém, evolui e recompensa as entidades, e é, sem dúvida nenhuma, a ferramenta necessária e vital para alcançar esses propósitos.

Caminhamos juntos durante os 4 anos de duração desse curso, conciliando esforços, perseverando, renunciando, e com muita garra e vontade, conseguimos dar todos os passos dessa grande caminhada e hoje, estamos aqui nos despedindo da UnC – Curitibanos, certos de que fizemos a escolha certa.

Queremos agradecer aos nossos mestres e professores, que nos presentearam com o conhecimento dessa maravilhosa ciência, e através de sua dedicação e responsabilidade, nos instigaram na procura desse saber. E por isso, um pouco de cada um de vocês agora, faz parte das nossas memórias.

Queremos agradecer também aos nossos familiares, amigos e todos aqueles que estão próximos de nós. De uma forma ou de outra, todos nos ajudaram a segurar as pontas em todas as fases pelas quais passamos.  Dando-nos apoio, segurando nossa mão, erguendo-nos, ou mesmo somente ouvindo nossos desabafos. Saibam que assim como um jardim que espera pela primavera para desabrochar em flores, assim também nós esperamos por esse momento em que agora desabrochamos em alegrias, e se assim nos sentimos hoje, grande parte desse sentimento foi por causa de vocês, pela sua força e motivação.

A profissão que escolhemos está inserida em um ambiente que sofre mudanças constantes. E nossa missão doravante, é a de buscarmos sempre estar atualizados, bem assim, preparados para enfrentarmos e superarmos os novos paradigmas. Não devemos nos contentar apenas com o conhecimento adquirido até então e sim, precisamos aprimorá-lo para nunca sermos superados e por fim evoluir, abrir os olhos e a mente para os novos desafios que estão por vir.

Contudo, é necessário que reflitamos sempre sobre a responsabilidade moral e social que pesa sobre nossos ombros. Devemos empunhar a bandeira da ética, da humildade, da solidariedade, do amor, para que consigamos contribuir com a evolução de nossa sociedade e redução dos déficits sociais que o nosso país enfrenta. Enfim, devemos ser acima de tudo, profissionais zelosos pela doutrina que agora faz parte da nossa vida.

Dentre nossas metas, trabalharemos para melhorar a consciência do nosso país, lutaremos por um Brasil melhor e mais digno. E temos a certeza de que com dedicação, competência e zelo, conseguiremos esse intento.

Ficará a saudade desses anos que passamos juntos, das aulas, das provas, das noites sem dormir, das festas, dos momentos de angústias, de alegria, de realização, de tudo enfim. Mas fica também o sentimento da MISSÃO CUMPRIDA.

Peço a permissão para recitar alguns versos de minha autoria, e que retratam em meio às palavras o que sinto nesse momento... O título é “A vida é como deve ser”
 

"A vida nos trás inúmeras surpresas,
muitas delas, muitas vezes, nada agradáveis,
mas merecidas, de algum modo todas elas fazem sentido.

Na vida, o que importa não são as incertezas,
mas certamente todas as suas emoções inefáveis,
porque são o caminho na busca do nosso destino.

Melhor seria se tudo na vida fosse fácil,
No entanto, o que seria de nós se fosse assim?
Será que teríamos força pra lutar, pra continuar vivendo?

Penso que a vida é como deve ser, nem fácil nem difícil,
que as dificuldades são para você, como são para mim,
e precisamos viver felizes ou até mesmo sofrendo,
pra que tenha sentido o nosso viver, até o fim."

É por tudo isso que peço a vocês meus amigos, que se orgulhem dessa nossa conquista, orgulhem-se da nossa profissão e orgulhem-se, também, da formação que recebemos. Estamos preparados para os desafios que virão. Tenham a certeza de que já somos bons profissionais, porém seremos ainda melhores a cada novo amanhã.

"Só depende de nós a decisão de darmos os próximos passos."

A todos nós muito sucesso e que Deus nos abençoe e nos acompanhe sempre e em todo lugar. Muito Obrigado.

Angelo das Neves
Orador da Turma
Bacharel em Ciências Contábeis
Dezembro/2008
Angelo Poeta
Enviado por Angelo Poeta em 20/05/2009
Código do texto: T1605263
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Angelo das Neves - www.recantodasletras.com.br/autores/angelo0505). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Angelo Poeta
Curitibanos - Santa Catarina - Brasil
198 textos (24518 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/08/14 06:48)