Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vamos resgatar a leitura!

    "Um país se faz com homens e livros"  (Monteiro Lobato")



     Somos um país com baixos índices de leitura, apesar de alguns esforços para que este quadro seja revertido.
     Há começar em nós, o que temos feito para que nossas crianças e jovens descubram o encanto e o  conhecimento através da leitura?
     Como fazer um pai de família se concientizar que a leitura pode ser uma fonte de prazer?  E que através dela ele pode ampliar seus conhecimentos, se a única coisa que realmente importa para ele (e ele tem razão!)é correr atrás do ganha pão, para que seus filhos tenham o que comer!
     A cada ano fica mais difícil apesar dos esforços, levar  o conhecimento a massa sacrificada, até porque a propria midia se encarrega de divulgar o que eles acham ser cultura.
     Como despertar em um adolescente ,o desejo de adquirir conhecimentos através dos livros ,dizendo que isso a a ajudará em seu futuro, se o futuro que ele ou ela sonha e ser um jogador ou modelo famoso modelo.
     Como construiremos uma sociedade consciente( e não estou falando daqueles que dominam o poder porque esses tem acesso a tudo.Falo da massa sofrida!) Se deixarmor o ato de ler morrer!!
     Livro é peça fundamental para o crescimento intelectual do individuo. Mas para que essa consciência desperte, temos que rever o que realmente é importante para nossa cultura.
     Os meios de comunicação de massa contribuem para a valorização extrema do corpo e o ganhar fácil através de programas que oferecem dinheiro.O vocabúlario dos nossos jovens vão sendo ampliados com palvras como:
     Cachorrona, faz parte, popozuda, é issu ai meu...
     Quando ligamos o rádio descobrimos nossa verdadeira realidade. Esta acabando a poesia das músicas!
     Se contiunuarmos a cruzar os braços, nossas crianças e jovens cresceram alienados. Como poderemos então ver surgir com alegria novos Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, Paulo Freire e tantos e tantos outros que contribuiram com a nossa cultura.
     Teremos que conviver com a nossa consciência nos acusando de nao ter mos feito nada a favor das popozuda, cachorras e tigrões e tantas outras personagens pobres que povoam a nossa atual sociedade.
     Que possamos dar ao livro a merecida posição de destaque em nossa sociedade, para que assim, a nossa tão empobrecida cultura dos últimos tempos, seja transformada e tranforme nosso filhos em pessoas reflexivas e agentes transformadores.

     ("NÃO BASTA SABER É PRECISO APLICAR,NÃO BASTA QUERER É PRECISO FAZER"  (GOETH) ).
Frida Rose
Enviado por Frida Rose em 28/08/2006
Código do texto: T226986
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Frida Rose
Duque de Caxias - Rio de Janeiro - Brasil
9 textos (647 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 04:16)
Frida Rose