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IGREJA COMUNIDADE TERAPEUTICA

IGREJA COMUNIDADE TERAPEUTICA
JR 8.18-22

A fé cristã foi planejada por Deus para ser vivida, em um contexto de comunidade. É na comunidade que a cura do Senhor se manifesta, é na comunidade que acontece o crescimento pessoal de cada cristão. Deus exerce seu governo na igreja, levando-a a cura e a restauração, através da cruz que absorve defasagens moral.  Deus é médico que assiste o seu povo, e a sua assistência se manifesta quando congregamos e nos engajamos, seja nas grandes celebrações seja nas células.

1 – A TERRA DE GILEADE – HERANÇA DE JOSÉ (Js 17.1)
“Também caiu a sorte à tribo de Manasses, o qual era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manasses, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve Gileade e Basã”.

1. A – A VISÃO DE MOISÉS
“O Senhor lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã”. (Dt 34.1).
1. B – Gileade um território que personifica (representa) todo o território da nação israelita (Jr 8.22).
Oséias chama a nação israelita pelo nome de Efraim, o filho de José.
“Efraim esta entregue aos ídolos. É deixá-lo”. Os 4.17.
“Efraim se mistura com os povos” Os 7.8.

1. C – GILEADE OU ISRAEL É (POSSESÃO) TERRITÓRIO GOVERNADO POR DEUS.
“Meu é Gileade, meu é Manasses” Sl 60.12.
A igreja é  a nova nação de Deus, Gileade  ou a igreja é território de Iavé.

1. D – GILEADE É UMA TERRA FÉRTIL, É UMA TERRA DE FARTURA.
“... no meio da terra fértil; apascentam-se em Basã e Gileade...”  Mq 7.14.

2.0 - OS FILHOS DE GILEADE SÃO CULTIVADORES DA TERRA, SÃO AGRICULTORES.
2.1 – Agricultores de plantas medicinais.
“Acaso não há bálsamo em Gileade?”  Jr. 8.22.
2.2 – Deus cultiva a cura no meio da sua nação.
2.3 – Israel desprezou a cura de Deus.
“Por que não se realizou a cura da filha do meu povo?” Jr. 8.22.
Israel buscou cura, a solução para os seus problemas políticos, sociais e religioso-espirituais, nas nações vizinhas e mais abastadas e também na idolatria pagã; desprezando a providência de Javé, o Deus que o estabeleceu em uma terra que produz cura.
A igreja é uma nação que sua terra produz cura.  A igreja (o cristão) jamais poderá  esquecer de depender do Senhor.
Qual a sua enfermidade da sua alma? Na igreja há homeopata, há médico. Há também homeopatia, há remédio.

4.0 – EM GILEADE HÁ MÉDICO
4.1 – O médico de Gileade diagnostica e prescreve a cura do seu paciente.
O profeta diz: “Ou não há lá médico” Jr. 8.22.
Jesus identifica-se como médico em um almoço na casa de Levi. Lc 5.31.
“Respondeu-lhes Jesus: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos aos ao arrependimento, e, sim pecadores...”.
4.2  - O profeta Isaías diz que o Médico de Gileade
Jesus entra na sinagoga na cidade aonde fora criado e toma o rolo do profeta Isaías e cita o capítulo 61: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar Boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e por em liberdade os algemados...” Lc. 4.18.

Israel não tem necessidade de buscar cura, socorro ou amparo no Egito, na assíria, na Síria e na Babilônia; porque em Israel e na igreja há médico libertador do jugo da enfermidade do pecado.

4.3 – O Médico de Gileade cura o seu paciente com a sua própria Saúde.
“Eu estou debilitado pela ferida da filha do meu povo”  Jr 8.21.
Diz o profeta Isaías: Certamente ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e ás nossa dor levou sobre Si, Ele adoeceu por nossa causa, entristecemos por causa do nosso pecado, nós o vimos em aflição, oprimido pela nossa doença (o pecado). Ele morreu, findou-se, traspassou-se  com a minha doença. A  morte que se apossou D’ele nos trouxe paz e pelos seus lombos contundidos fomos curados do pecado. Is 53.4-5.

A CRUZ ABSORVE DEFASAGEM MORAL
De prostituta de Samária a uma mulher santa e curada.
João capítulo 4 relata a história de uma mulher curada pelo médico da igreja.
João relata: “Quando a mulher deixou o cântaro, foi à cidade e disse aqueles homens: ‘vinde comigo, e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito’...”. Jo 4.28,29.
O homem diagnosticou o meu pecado. Sete casos amorosos, e ainda o meu marido não é meu.
Jesus o Médico da Igreja tomou toda essa defasagem moral e curou; fez da samaritana a Santa de samaria, procurada agora não para o sexo ilícito; mas como sacerdotisa. Cheia de unção.

3.0 – NA IGREJA (GILEADE) HÁ BÁLSAMO
3.1 “Acaso não há bálsamo em Gileade?” Jr. 8.22.
A pergunta do profeta é confrontadora... Confrontou Israel e confronta a igreja a assumir a sua missão de comunidade terapêutica.
Jesus ao enviar os setenta discípulos deu-lhes o seu bálsamo, a sua unção terapêutica.
“... Então saindo eles (discípulos), pregavam ao povo que se arrependesse; expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com bálsamo (óleo)”. Mc 6.12,13.
“... Eles (discípulos) saíram e pregaram ao povo que se arrependesse. Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam”.
O bálsamo na igreja curou Agostinho.
De pervertido intelectual, a um santo restaurado na alma e na intelectualidade. De gnóstico (incrédulo) perscrutador,  a salvo pela fé no médico da igreja.
Aquele que aqui chega encontra conforto, amor, estalagem, cobertura, proteção, cura do  pecado que adoece a alma?

3.1 - A COMUNHÃO NA IGREJA  É BÁLSAMO, É REMÉDIO QUE CURA.
Sl 133. “Oh! Como é bom e agradável viverem em comunidade os irmãos! È como o bálsamo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba de Arão e desce para a gola das suas vestes...”.
Paulo orienta a igreja de Corinto como proceder no culto comunitário:
“Se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo, é ele por todos convencido... tornam-se-lhes manifestos os segredos do coração, e, assim prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está de farto no meio de vós (nós)” 1ª Co 14.24,25.

Na celebração comunitária há uma unção de cura de pecados e libertação do pecado
Diz o salmista: “Ali ordena o Senhor a sua benção para sempre”. Sl 133.2

Qual o valor atribuído à reunião coletiva de celebração? Seja no templo, seja nas casas qual a importância na celebração em comunidade?

Levar pessoas as celebrações é ministrar bálsamo
Qual o remédio que estamos ministramos aos adoecidos pelo pecado?
Há intelectual adoecido pelo pecado.
Há prostituta adoecida pelo pecado.
Há operário adoecido pelo pecado
Há comerciante adoecido pelo pecado
Há comerciário adoecido pelo pedado
Há famílias enfermas pelo pecado
Há crianças doentes pelo pecado
Há adolescente, há idosos...
Qual o bálsamo ministrado pela igreja? Qual o remédio prescrito?
 Paulo diz aos efésios que na igreja manifesta as “multifacetas” da sabedoria de Deus.
Na igreja há bálsamo para a alma do homem. Bálsamo de Perdão.
(amado irmão valorize o bálsamo (unção)  do espírito Santo. Ministre o Evangelho, que cura o homem da lepra do pecado).
Na igreja (não no templo) ordena o senhor a sua benção para sempre. Sl 133.2
(Peço a cada irmão que olhe para as mãos) Repita comigo: Há balsamo de Deus em minhas mãos.
CIRLON PEREIRA
Enviado por CIRLON PEREIRA em 05/10/2006
Código do texto: T257324

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Sobre o autor
CIRLON PEREIRA
Ilhéus - Bahia - Brasil, 44 anos
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