RESPEITO É FUNDAMENTAL
Guida Linhares

Em qualquer tipo de relacionamento, seja amigável, amoroso ou casual, o respeito ao outro é condição indispensável para que se mantenha o nível de educação que permite que as pessoas se entendam a respeito das opiniões divergentes e também para um salutar intercâmbio de idéias.

As pessoas possuem históricos de vida diferenciados, princípios e costumes pessoais e não se pode impor ao outro, a maneira particular de pensar ou sentir, ainda que se viva debaixo do mesmo teto, na condição de casados ou parceiros, sob pena de anular a personalidade daquele que está sendo pressionado de alguma forma, reduzindo a sua auto-confiança.

A boa auto-estima é aquela que permite a auto-defesa, a argumentação, a justificativa e todos os recursos utilizados em sã consciência, para um diálogo entre pessoas consideradas sadias mentalmente.

Muitas vezes alguém se torna alvo de ofensas ou chacotas, porque permitiu desde o início que tal estado de coisa acontecesse, desrespeitando-se a si próprio, tornando-se vítima de um algoz, que na maioria das vezes é alguém agressivo, mal humorado, de mal com a vida e que tenta diminuir a tensão interna, despejando no próximo toda a sua amargura ou ansiedade, de maneira altamente destrutiva para o outro e para si mesmo.

Assim sendo, ainda que se tenha de arcar sozinho com certos prejuízos, não se deve permitir o xingamento, o menosprezo, a agressão verbal de qualquer tipo, sob pena de vir a se tornar a eterna vítima indefesa e cada vez menos capaz de gerir a própria vida, entregando-se a estados depressivos, por se considerar de menos valia e incapaz de solucionar problemas arrastados ao longo do tempo.

Deus nos deu a Vida para vivermos em abundância e a Inteligência para usá-la a nosso favor e a favor do próximo. Saibamos ser gratos a estes dons, utilizando-os com bom senso e discernimento. Só assim poderemos nos tornar criaturas melhores, sem medo de sermos felizes.
 
Santos/SP/Brasil
31/05/11
 
&&&