Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O CAÇADOR DE PIPAS

O livro caçador de pipas de KHALED HASSEIN, publicado em abril de 2007, narra inicialmente a infância do autor no Afeganistão dos anos sessenta traçando um panorama sobre a cultura de seu país.  Descreve com sutileza sua infância, falando detalhadamente de sua amizade com uma criança da sua idade, um hazara, considerada uma raça inferior no Afeganistão.

Com muita sobriedade, traça um perfil próprio e de seu amigo. Fala do medo de que pessoas de raça considerada superior de seu país , descobram sobre sua amizade com esse garoto.

Descreve com minúcias as brincadeiras comuns dos meninos afegãos, principalmente o campeonato de pipas, e o quanto eram felizes nessa época. O país ainda não havia sido invadido pela Rússia.

Khaled e Hassan passavam muito tempo brincando em uma árvore que havia em sua casa na época, era o seu refúgio, era onde desenvolvia seu modo de ver as coisas, onde também ia amadurecendo seu talento. Certa vez , escreveu uma história e perguntou a Hassan se gostou. A resposta foi que sua história foi a melhor que ele havia ouvido.

Começou a acreditar que ele poderia ser um escritor, apesar de seu pai não demonstrar acreditar em seu talento. Estava no seu sangue. Havia um amigo de infância de seu pai que acredita no potencial escritor.

Depois mudou-se para os Estados Unidos por causa da violência do Talibã, que acabou com a paz daquele país, precedido por uma outra facção, também perigosa. Nos EUA ele começou a trabalhar num posto de gasolina. . Nesse país Khaled se torna um escritor renomado, lido em vários países. Alguns anos depois ele é chamado para resgatar um filho de Hassan, que ficou órfão no Afeganistão (seu pai fora assassinado pelos Talibãs). Ele reluta, mais viaja para resgatar o filho do amigo.

OPINIÃO CRÍTICA

O livro O caçador de pipas proporciona uma viagem imaginaria ao universo infantil afegão de 1960. Mostra de um lado as brincadeiras, amizades, sonhos e aspirações, sensibilidade às vezes incompreendida em uma terra caracterizada por homens de personalidade forte.

Por outro lado, mostra um pouco das desigualdades sociais e étnicas bem presentes naquele país, a realidade cruel de conviver de perto com grupos terroristas e das mudanças enfrentadas na chegada a outro país. As dificuldades para trabalhar, e o início de uma carreira de sucesso, e divulgação de livros em diversas línguas.

Por fim, o triste fato de perder um amigo de infância em meio a violência instaurada no país natal e o recomeço possível no resgate do filho do amigo tragicamente perdido.
Leny Silva
Enviado por Leny Silva em 09/08/2011
Código do texto: T3150341
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Leny Silva
Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil, 30 anos
156 textos (10236 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/11/14 06:48)
Leny Silva



Rádio Poética