(Entrevista de Fafá de Belém, como defensora Contra a Divisão do Pará)

Num recado mais do que direto aos forasteiros que não têm nas "veias sangue de cor açaí", a cantora Fafá de Belém retoma o lugar que também sempre foi seu: Ativista política. E empresta sua bela voz contra o ambicioso movimento separat...ista em seu estado.
A musa das Diretas Já - pelo que já podemos sentir - vai dar o que falar. Como o fez, corajosa e lindamente, ao entoar o nosso Hino Nacional em tempos idos.

Em entrevista concedida ao jornal O Liberal (afiliada a Rede Globo), ela criticou políticos e aliados que querem dividir o Pará, criando mais duas unidades da Federação: Carajás e Tapajós.

"Querem nos convencer que devemos aceitar ser esquartejado cultural e economicamente",

indagou, numa provocação ao publicitário Duda Mendonça, fazendeiro no sul do Pará.

"Um povo não se faz de uma peça de marketing, como se convence alguém a gostar de uma calça jeans", alfinetou a dona da gargalhada mais reconhecida do país.

E durante a capanha eleitoral do plebiscito, muito possivelmente, ela será destaque no palanque do NÃO.

Na sua figura está naturalmente hasteada a bandeira do "Paracionalismo" (acabei de criar a palavra) e não pensem políticos, megaempresários, latifundiários e o marqueteiro Duda Mendonça que o Brasil e, quiçá o Além- Mar, não estará do seu lado.

A cantora braileira mais amada na terra de Cabral - Fafá é idolatrada em Portugal - vem criticando e posicionando-se contrária à invencionice que, de fato, não tem como interesse equacionar os problemas do povo paraense, mas "territorializar" a corrupção.

Políticos e aliados, como é o caso do marqueteiro Duda Mendonça, que, estranhamente é favorável ao movimento separatista do Pará - na Bahia foi radicamente contrário -, tendo afirmado, recentemente, que irá trabalhar intelectualmente de forma gratuita.

Preocupante e sinalizador...Mas como li em algum lugar, Duda terá como maior adversário Duda.

E, ao que tudo indica, Fafá!

" Não somos um produto de prateleira, somos a somatória de todos estes rios, de seus cheiros e de seus sabores. De tudo que aqui passou e passará", disse a cantora paraense na entrevista concedida ao Liberal (afiliada a Rede Globo no Pará) . Musa Enquanto o ex- presidente militar João Figueiredo classificava o movimento das Diretas Já como "subversivo", Fafá se apresentou magistralmente, a partir de 16 de Abril de 1984, em diversos comícios e passeatas.

Vale ressaltar que gratuitamente. A célebre interpretação do "Hino Nacional Brasileiro" para uma multidão que clamava pela redemocratização do país foi aplaudida pelo povo que a elegeu "Musa das Diretas". Ela foi de extrema relevância no comício realizado em 10 de abril de 1984 quando conseguiu que Dante de Oliveira subisse ao palco do evento, driblando os policiais presentes dizendo que o mesmo era percussionista de sua banda.

Alguém imagina o que vai ocorrer em defesa "do sangue da cor do açaí"?

Fontes - O Liberal/ Wikipédia Ver mais
(Teresa Amaral)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plebiscito sobre divisão do Pará provoca guerra de marketing entre Duda Mendonça e presidente da OAB

Ganso contra Duda – O plebiscito para a divisão do Estado do Pará, que poderá formar Carajás e Tapajós, desencadeou uma guerra de marketing com a participação de Duda Mendonça. Sabe-se que o ex-marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu no ruidoso caso do “Mensalão do PT”, possui propriedades rurais na região sudoeste do Pará. “Voluntariamente” se ofereceu para fazer uma campanha pela criação dos dois estados. A parte que já lhe cabe no latifúndio é onde poderá ser o futuro estado de Carajás. Em outro lado da batalha se apresenta, agora, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o paraense Ophir Cavalcante Júnior, que convocou o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos Futebol Clube. O jogador reforçará a campanha pelo “não” ao desmembramento do estado. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro.

A campanha de Duda, lançada em Belém, capital do Pará, começou com material também usado em demais campanhas políticas, tais como bandeiras, adesivos e inclusive um jingle defendendo o “sim”. O jingle traduz a separação em dois estados como alguém que cresce e naturalmente se emancipa, mas mantém laços de união.

Em contrapartida, a Frente em Defesa do Pará, capitaneada por Ophir, optou por aproveitar depoimentos de Ganso para inserção de propagandas na TV, no rádio, na internet contra a separação do estado. Também a utilização de carros de som para divulgar a gravação de áudio do craque paraense nas ruas.

Ganso, que não estará sozinho nessa empreitada, terá outro jogador ao seu lado na campanha pelo “não”. Trata-se do lateral-direito, que também atua pelo Santos FC, Marcos Rogério Lopes, conhecido como Pará. E contará com a participação de celebridades que deverão aceitar convites da OAB para engrossar a campanha contra separação, entre elas a atriz de cinema e TV, Dira Paes, e Fafá de Belém. O embate promete clima de eleição na capital paraense, Belém.


Link para esta matéria: http://ucho.info/?p=43555