Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Discurso Paraninfa Turma EJA Ensino Médio

DISCURSO PARANINFA FORMATURA DA T9
Ao cumprimentar a Diretora Margarete Niedermayer, estendo minha saudação a todos os componentes da mesa, aos meus queridos afilhados, seus familiares e amigos presentes.  E desejo uma boa e linda noite a todos.
Eu quero dividir com vocês a minha emoção e alegria que são imensas. A gente não recebe um convite assim todos os dias. Ser Paraninfa de uma turma de formandos é algo especial e que emociona qualquer pessoa.
Confesso que quando fui carinhosamente convidada pelos alunos até vacilei, falei para eles que eu era uma pessoa simples sem nada material para oferecer, era uma funcionária acostumada a trabalhar nos bastidores, mas eles com toda nobreza de seu caráter me lembraram de que isso não é tudo, que eles estavam me convidando justamente pela minha simplicidade, pela amizade e carinho que tinham pela pessoa e pela profissional, pelo convívio diário que com muitos vêm de longa data, alguns há menos tempo, mas nem por isso menos intenso e isso balançou forte o meu coração, foi muito, muito bom ouvir estas palavras.
Meus queridos afilhados o sucesso é daqueles que procuram por ele, que lutam e vencem, é o que estamos presenciando, hoje aqui. Parabéns, vocês são vencedores. Eu sou testemunha do empenho e persistência de cada um. Por que ser aluno da Educação de Jovens e Adultos não é tão simples como parece. Todos já passaram por outras modalidades de ensino, alguns interromperam seus estudos por algum tempo, mas não desistiram de ter uma formação. São alunos trabalhadores, muitos já constituíram família e ainda assim, encontram tempo e energia para enfrentar um curso noturno, adquirir conhecimentos e obter um certificado de conclusão que os habilitará a buscar um trabalho melhor e consequentemente um padrão de vida mais elevado. Eu também fui aluna da EJA e sei como é difícil conciliar família, trabalho e estudos.
E por falar em estudos eu gostaria de falar um pouco de nossa escola, do CIEP, eu amo essa escola, não me refiro ao prédio sólido e aos amplos espaços, me refiro as pessoas maravilhosas, inteligentes, dedicadas que ali estudam e trabalham, as imensas possibilidades de crescimento pessoal e coletivo, a riqueza das interações humanas e das oportunidades que são oferecidas a toda a comunidade. Costumo dizer que tenho convivido mais com os colegas e alunos da escola do que com meus filhos, literalmente. Mas em momento algum minha família sentiu-se em segundo plano, pelo contrário sentem orgulho do trabalho que realizo.
Ontem completei dezoito anos de CIEP, durante todos esses anos tenho rindo e chorado, comemorado muitas conquistas e crescido com vocês. Hoje estamos todos aqui comemorando mais uma conquista. Eu sinto um orgulho imenso desta convivência e um carinho muito grande por todos. Pessoas lutadoras, íntegras e amigas como vocês enriquecem muito a vida de uma pessoa.
Quero dizer a você formando que tenha sempre um sonho para lutar por ele, acredite em seu potencial, transforme seu sonho em realidade, lute, persista nunca desanime. Se cair, levante e vá em frente. O sucesso não depende apenas do talento, mas da persistência, da energia, da boa vontade e de uma boa dose de coragem, isso tudo vocês têm de sobra.
Estamos vivendo um tempo de muitas oportunidades no campo profissional e educacional, desejo que vocês saibam aproveitar e usar as oportunidades para seu crescimento material e intelectual, cursem uma faculdade, ou um curso técnico, continuem estudando, aperfeiçoando-se invistam em vocês que com certeza o retorno será garantido. Mas acima de tudo eu desejo com todas as forças do meu coração, que todos vocês sejam pessoas realizadas tanto no profissional como no pessoal e que sejam felizes, muito, muito, felizes.
Meus queridos afilhados, quero mais uma vez agradecer o carinhoso convite e a amizade de todos e dizer que jamais esquecerei este dia. E precisando podem contar comigo e minha família, sempre.
É realmente um grande privilégio conviver com pessoas como vocês.
 Parabéns à todos, um grande abraço e que Deus os abençoe.
Anamar Quintana
Enviado por Anamar Quintana em 13/01/2012
Código do texto: T3438282
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Anamar Quintana
Santo Augusto - Rio Grande do Sul - Brasil, 53 anos
81 textos (293469 leituras)
1 e-livros (215 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 23:13)
Anamar Quintana



Rádio Poética