INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA SOCIEDADE E NO PROGRESSO DA HUMANIDADE

Sendo Deus a causa primária de todas as coisas e tendo nos criado simples e ignorantes, entendemos que começa por aí o progresso da humanidade e a influência do espiritismo na sociedade.

Na antiguidade já sabíamos existir a influência do espiritismo sobre tudo o quanto decorria em forma de progresso tanto material como moral.

Temos conhecimento de algumas manifestações mediúnicas que foram decisivas ao gradual progresso da humanidade. Naquela época não se tinha conhecimento do espiritismo, mas as suas manifestações mediúnicas aconteciam. Uma das manifestações mais conhecidas sucedeu-se com Moisés em cima do monte Sinai. Lá recebeu de Deus os mandamentos que iriam dar início a muitas mudanças na história da humanidade.

Moisés como médium audiente, ouviu com clareza todas as instruções para transcrição das leis que Deus enviava. Para transcrevê-la na tábua utilizou-se mais uma vez de seus dotes mediúnicos, desta vez o de efeitos físicos.

As leis mosaicas é o início de uma transformação moral de uma civilização. Era tida como dura, mas na época era assim necessário o emprego de algumas atitudes autoritárias e arbitrárias, para que as mudanças viessem assim acontecer.

E assim sucederam-se tantas e tantas outras manifestações entre o mundo físico e o mundo espiritual através da história.

O espiritismo formou-se lentamente através do tempo. Allan Kardec com o auxílio dos espíritos superiores, apenas teve o trabalho de organizar estes conhecimentos e estas manifestações até então assustadoras para a maioria das pessoas.

O Druísmo, religião dos Celtas na antiguidade e muito bem divulgada por Léon Denis através de suas obras, já apontava a grandeza das idéias espíritas. Sócrates e Platão, precursores do cristianismo e do espiritismo divulgaram com amplitude as noções da imortalidade da alma e da reencarnação.

Allan Kardec criou o termo espiritismo simplesmente para definir um campo de conhecimento, diferenciando assim outras formas de espiritualismo.

RAZÕES DE INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA SOCIEDADE E NO PROGRESSO DA HUMANIDADE.

O livro dos espíritos da partir da pergunta 798 trata do seguinte: - O espiritismo se tornará crença comum ou ficará sendo partilhado como crença apenas por algumas pessoas?

Resposta: - É certo que se tornará crença geral e será um marco na história da humanidade. Muitos irão combatê-lo por diversos motivos, egoísticos e pessoais. Certo é que o espiritismo codificado por Kardec expressa o bem e a verdade. É uma lei, e como lei não depende dos homens, pois esta é uma dádiva de Deus. Os princípios codificados do espiritismo são universais, sendo somente questão de tempo para o uso de tais ensinamentos. Tudo acontecerá de forma natural sem imposição.

O espiritismo não prega a modificação radical na sociedade. Procura sim, modificar os indivíduos através das leis de amor, respeito, humildade, caridade e fraternidade. Entre outras que promovem assim a reforma interior de cada um.

O espiritismo pode assim ser um fator de contribuição importante no progresso da humanidade. Quando aprendemos a colocarmos em prática toda a reforma moral que nos transmite.

Através deste aprendizado e da prática das leis morais, vamos contribuir para a extinção do materialismo que é a principal chaga da humanidade.

O espiritismo leva ao homem compreensão dos verdadeiros valores futuros. Preparando-os assim a destruir preconceitos ensinando-os a solidariedade.

Através do espiritismo o homem transformado moralmente contribui para o progresso da humanidade sem pregar a violência, autoritarismo ou imposição.

O espiritismo não prega modificação radical na sociedade. Procura sim modificar o indivíduo como já fora falado antes. O mundo só é violento porque trazemos cada um de nós dentro de si a violência. Se cada um modificar-se dando lugar a sentimentos fraternos e caridosos o mundo seria menos egoísta.

A influência do espiritismo é silenciosa. Ela penetra no íntimo de cada um. Não sendo ele uma religião e não pertencendo a este ou aquele grupo social, é mais fácil a sua expansão. Mas quando os espíritos superiores querem o avanço de uma idéia na sociedade, eles escolhem as pessoas certas para esta finalidade.

Levando-se em consideração que a humanidade e a sociedade somente progridem através de mudanças e novos conhecimentos. Concluímos que o espiritismo sorrateiramente vem instalando-se em meio à humanidade de maneira universal. Quando se fala em ascensão moral para transformação do ser humano, vemos que muitos têm interesse real no assunto e muitos começam assim aderir ao espiritismo e praticar todos os ensinamentos que ele nos traz em benefício da humanidade.

Falar em progresso, não é falar somente em progresso material de um povo ou de uma nação. Este é sim importante para que se tragam novos conhecimentos ou novas oportunidades ao homem. Mas quando explano aqui o progresso, refiro-me principalmente a forma de progresso que levaremos para a eternidade.

Falo do progresso moral e espiritual do homem.

Falo de sua transformação interior, com implantação de sentimentos nobres que nos fará ascender a mundos mais felizes.

Falo do amor ao próximo.

Falo da fraternidade.

Falo da humildade.

Falo da caridade.

Falo acima de tudo do respeito e do amor as leis e aos ensinamentos de nosso Criador.

O homem que tem plantado dentro de si estes sentimentos e age de acordo com os ensinamentos do nosso Mestre, estará sim, evoluindo e levando para aqueles ao seu redor o progresso.

O progresso de divulgar e de plantar dentro de cada irmão sentimentos nobres, acabando assim lentamente destruindo todo orgulho, egoísmo, violência e todo materialismo que são as principais causas de tanto desamor e tantas guerras.

Que possamos meus irmãos fazer parte e sermos atuantes deste grande exército que luta pelo bem e pelo progresso da humanidade. É desta maneira que o espiritismo dá a sua contribuição para que a sociedade e a humanidade evoluam e ascendam a patamares superiores, criando assim um povo diferente em sentimentos e no lidar com o ser humano... Fazendo assim que o homem tenha entendimento de si próprio de suas dificuldades e erros, tentando sempre buscar o caminho de sua melhoria e perfeição.

Fátima Marques e Obras literárias espíritas
Enviado por Fátima Marques em 30/10/2012
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T3960695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.