Sobre as dificuldades em se manter na literatura

Recentemente, perguntei para alguns colegas das letras, por meio de uma rede social, se eles, ou elas, já pensaram em parar de escrever, parar com a Literatura, enfim, parar com a atividade de escritor(a)? Obtive algumas respostas. Mas, aí, fiz essa indagação para mim mesmo, eu um (nada raro) momento intimista. E aí vai minha singela resposta para essa dúvida (olha o clichê) cruel: "As vezes eu penso sim nisso, não em desistir de fato, até porque, não sei se conseguiria ficar longe, mas, as vezes desanima não ter apoio. Muitas vezes estou em um novo projeto, e acabo meio que desanimando, porque não tenho nenhuma expectativa de que verei meu livro publicado, a não ser pela internet. E sabemos bem que pela net a coisa não é tão linda como parece. Todo mundo diz que a internet é uma ótima ferramenta de divulgação, e blábláblá, mas na verdade, pouca gente liga para o que é publicado na rede. As pessoas querem ter um livro nas mãos, sentir o papel, a textura da capa, ter o autografo do escritor. As política culturais só privilegiam artistas que têm dinheiro, e não precisariam de apoio, e quem realmente precisa, é tachado como artista marginal (não no sentido criminal, é claro, mas sim de estar à margem do sistema). Ou seja, desanima sim. Mas, mesmo assim, eu sigo em frente. Afinal de contas, eu escrevo por amor à literatura, e não para ganhar dinheiro, para isso tenho meu emprego. Mas, se a literatura um dia me der dinheiro, aceito de bom grado!"

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 05/09/2013
Código do texto: T4467712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.