O LIXO NAS GRANDES CIDADES

As atividades humanas produzem muito lixo e isto vem sendo um grande problema para o planeta, pois geramos cada vez mais detritos, muitos de difícil decomposição.

Por dia, uma pessoa adulta é capaz de produzir 0,6 kg de lixo dentro de suas casas. A todo esse lixo fabricado, se juntarmos o que é retirado das ruas pelos garis, o lixo hospitalar, industrial e os demais tipos de estabelecimento, poderemos verificar que o problema é imenso e de graves consequências para a nossa saúde e de nosso planeta.

Apesar de estarmos falando das grandes metrópoles, o problema do lixo nas pequenas e médias cidades também está longe de ser resolvido, pois a quantidade de resíduos é menor, porém a falta de recurso e investimento é maior. Desta forma todo o lixo recolhido é depositado em “lixões” a céu aberto sem qualquer tipo de tratamento, transformando-se em locais de aglomeração de baratas, moscas e ratos, causando danos à saúde pública e ocasionando muitos estragos ao meio ambiente, sem citar o odór fétido que se espalha pela atmosfera.

Muitas são as formas de diminuir o problema do lixo urbano, algumas cidades adotaram os fornos de incineração do lixo na tentativa de diminuí-lo, acarretando a poluição do ar. Outras decidiram pela construção de aterros sanitários onde o lixo é espalhado no solo e compactado por tratores ocasionando, assim, a contaminação do solo, outras tantas optaram por sistemas de coleta seletiva para o reciclamento de certos materiais encontrados no lixo na tentativa de amortecer o espantoso avanço dos detritos urbanos.

Leis já foram instituídas com o intuito de regularizar a questão do lixo como a Lei Federal 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outras medidas, a lei determina que até agosto de 2014 todas as cidades do país deverão construir aterros sanitários e eliminar completamente os lixões, proibidos desde 1981, com a Política Nacional de Meio Ambiente e criminalizados em 1995, pela Lei de Crimes Ambientais.

O consumo consciente é outra forma de lidar com a questão do lixo urbano, reduzir o consumo dando preferência aos produtos com embalagens mais compactas e também questionar se há necessidade de obter aquele produto, pois o melhor lixo é aquele que ainda não foi produzido.

Todas as formas de tratamento do lixo parecem ser paliativas, gerando algum tipo de problema oriundo delas a melhor forma de lidar com o problema do lixo é a diminuição do mesmo e para isso acontecer é necessário criar estratégias para conscientização da população da importância da reciclagem e diminuição do consumo exagerado, desta forma o primeiro passo para que haja a mudança está em educar os cidadãos desde o berço, através de exemplos em sua própria casa e desenvolver nele um espirito de consciência ambiental.

BRITO, Juciara. Graduanda do curso de licenciatura plena em Pedagogia da FACE (Faculdade de Ciências Educacionais). Trabalho solicitado pelo orientador Pedro Miguel como avaliação parcial da disciplina Filosofia das Ciências.

Juciara Brito
Enviado por Juciara Brito em 06/02/2014
Reeditado em 06/02/2014
Código do texto: T4680259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.