INCONSTANTE

Uma vez li um livro que falava muito de pessoas inconstantes. Eu achei essa palavra bonita, porque normalmente eu só escuto: “você não me ama mais”. Acho mais importante ser constante, do que dizer que ama alguém. Porque as vezes você diz que ama, mas é inconstante, não demonstra seu amor e muitas vezes apresenta variações de humor e depois de um erro, vem a famosa frase: - Desculpa se te traí, eu te amo, o que aconteceu entre eu e aquela mulher, foi algo físico”. Tudo bem, eu até acredito que traição não tenha nada a ver com amor, tem a ver com algo mais importante: respeito.

Respeito pelo outro, que sempre esteve ao teu lado, nos momentos bons e difíceis, que cuidou de ti, que fez dos seu interesses o dele. Quem tem respeito por tudo que viveu com o seu parceiro, não trai, porque sabe que o outro não merece passar por essa decepção depois de ter sido mais do que alguém com quem divide a cama, foi um companheiro, amigo para todas as horas. Agora se os sentimentos do outro não tem importância, se o seu companheiro é tão egoísta que não consegue ver o que o outro faz e fez por ele, então não há respeito e muito menos aquilo que chamamos de amor.

Falar “eu te amo” é fácil, quero ver jogar o lixo fora todos os dias, tirar a toalha molhada de cima da cama, aguentar calcinha pendurada no banheiro, suportar ronco do outro, acordar de madrugada para cuidar do bebê porque o parceiro está cansado, abrir mão de uma comida que gosta porque o companheiro tem alergia, conseguir ouvir os problemas do parceiro como se fossem os piores do mundo (mesmo que não sejam) e tentar ajudá-lo ou simplesmente ouvi-lo com atenção, quase sempre é só isso que precisamos.

Os casais depois de algum tempo, se tratam como inimigos, um querendo ser melhor do que o outro, um querendo sempre ter a razão, um não consegue lidar com o sucesso do outro. A casa vira um verdadeiro palco de guerra, e esse espaço que deveria ser onde no final de um dia de trabalho deveria ser o lugar para onde você quer voltar, acaba sendo o lugar onde você menos quer ficar, e por isso, sempre acaba procurando uma desculpa para estar longe de casa. Acreditem eu tenho dois lares eu sei o que isso significa; eu estou sempre ansiosa para voltar a um deles, já no outro faço de tudo para permanecer por pouco tempo.

É muito bom estar em um lugar onde você é bem tratado, que quase não tem confusões, do que está em um lugar em que as pessoas da casa não se respeitam, vivem criticando umas às outras, sempre procurando o culpado disso ou daquilo. E acreditem essas pessoas também se amam, mas aí eu pergunto: Vale apena um amor como esse, em que as pessoas só fazem mal umas às outras? Eu acredito que não.

Em uma união não pode haver soberba, inveja e egoísmo, o casal tem que perceber que agora são um só, e que eles se ajudando e suprindo as carências um do outro, e aprendendo a relevar certas coisas, eles podem crescer juntos e serem muito felizes, sem as vendas colocadas nos olhos pela paixão e sem aquela besteira de dizer que o outro não se esforça para manter a relação. O mais importante é saber o que você pode fazer para manter uma relação boa com o seu conjugue, não ficar esperando por alguma atitude do outro; seja você a dar esse primeiro passo. Não esqueça de uma das principais leis humanas “o que vai, volta” e se você der carinho e atenção, consequentemente você vai receber também, mas se você só sabe criticar e cobrar do outro, consequentemente é isso que ele vai fazer com você também.

Então, olhe para o seu parceiro e diga: - Eu escolhi você para andar junto comigo, sei que muitas vezes vamos discutir, nos magoar, vamos perceber que temos muitos defeitos no dia a dia, mas eu te digo que tentarei melhorar tudo aquilo que te incomoda que eu faça, mas o que não der para eu mudar, gostaria que você tentasse aceitar, assim como farei com você também. E quero que saiba que os teus interesses são agora os meu interesses também, e que se somarmos as nossas forças, ao invés de nos degladiarmos, ganharemos muito mais. Mais do que um casal, somos parceiros para uma vida inteira, e quero que a nossa casa seja o lugar onde eu quero estar, eu quero que os seus braços sejam aqueles para os quais eu queira ir correndo quando precisar de consolo. Te proporcionarei todos os carinhos e cuidados que puder para fazer você se sentir bem e amado. Vou falhar as vezes, mas estarei pronta para te pedir desculpas quantas vezes forem necessárias, para que tenhamos sempre um bom relacionamento e um lar feliz.

Elogie o outro, isso é complicado é verdade, porque hoje em dia, o elogio é visto como “puxa saquismo”. Você não pode elogiar o outro que já vem alguém dizendo:- lá vem o “puxa-saco”. E isso fez com que as pessoas se tornassem acanhadas na hora de elogiar o outro, por isso, preferem “tirar-sarro” entre si, do que agradar com um elogio e isso ser mal visto. Pratique o elogio, mas fale só o que for verdade, se seu parceiro é bom em cozinhar, elogie a comida que ele preparou, dizendo como a comida está gostosa. Se seu marido pintou a casa, mas mesmo assim não ficou tão bem pintado, elogie o seu esforço dizendo: - Muito bem amor, gostei de você ter se esforçado para pintar a casa, não ficou perfeito dessa vez, mas só pelo resultado, tenho certeza que da próxima vez, com a prática vai ficar melhor.

Amar dar trabalho, diferente da paixão o amor não é um sentimento espontâneo, ele é uma decisão. A paixão é importante, porém depois que ela acaba, você tem que decidir se vai amar aquele homem (mulher) ou não. Se você decidir amar então arregace as mangas porque você terá muito trabalho, mas eu garanto que os resultados serão anos de felicidade.

NANA OLIVER
Enviado por NANA OLIVER em 08/05/2014
Código do texto: T4799381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.