Posse da ALMA - Academia de Letras Mimosense - Autores
Academia de Letras Mimosense – Autores
( alma-academiadeletras@hotmail.com )


Exma Sra. Flávia Cysne – Prefeita Municipal;
Exmo. Sr. Sérgio Luis da Silva – Presidente da Câmara Municipal
Prezados Acadêmicos da ALMA – Academia de Letras Mimosense

Senhoras e Senhores,
Boa noite

ALMA – assim é tua sigla, significando Academia de Letras Mimosense – Autores e foi sobretudo pelo empenho de muitas e tantas almas puras e desinteressadas, movidas tão somente pelo amor à literatura e a este rincão – Mimoso do Sul – que hoje a vemos florescer e emitir seus primeiros balbucios.

E foi graças à entrega de suas almas, Alci Vivas Amado e Nina Costa, que por tantas vezes se privaram do convívio com os que lhes são caros em busca deste ideal, que nos reunimos hoje, neste salão nobre da Câmara Municipal de Mimoso do Sul, em noite festiva, para comprovarmos a concretização de um sonho há muito acalentado – a criação da Academia de Letras Mimosense – Autores – a ALMA.

Não por mera coincidência, a idéia desta Academia foi por inúmeras vezes proposta, iniciada e, logo após, abandonada. Hoje, contudo, nós a vemos como uma fênix ressurgir das cinzas, inteiramente refeita e recomposta e, muito mais, vicejar e ensaiar seus primeiros vôos, infensa a quaisquer grilhões de um passado que a fez fenecer anteriormente, desprovida de anseios políticos, partidários, de crença, de cor ou outras opções, movida e impulsionada, conduzida tão somente pelo imenso amor às letras, à arte maior, a literatura, que nos imbui.

E, com grata satisfação, constatamos uma miríade de novos valores dos diversos segmentos desta Arte maior se expressar através de contos, crônicas, poesias e sonetos, independentemente de faixas etárias, já que somos ecléticos, alguns bem mais idosos e outros recém saídos da puberdade, porém todos irmanados e amalgamados por este amor imenso, entregando-se de corpo e Alma para sua consecução, o que nos dá a certeza do caminho que estamos trilhando, constituindo principalmente um futuro para as novas gerações que darão continuidade ao trabalho ora iniciado, consolidando-o e, sobretudo, honrando-o.

Em seus túmulos onde ora merecidamente repousam os sonhos dos justos, estamos certos de que Dr. Olimpio José de Abreu, Dr. Cysne, Dr. Juca Fernandes, D. Leonor Pereira Cheibub, Dr. Mandale Minassa, Tatagiba, Prof. Venâncio Barbosa, Grinalson Medina, Laerce Abreu, Lígia Bicalho Martins e tantos outros hoje sorriem felizes ao constatarem que não deixamos seus ideais morrerem e que demos continuidade ao que eles iniciaram, há anos.

É muito gratificante a conclusão de um trabalho, quando nele nos empenhamos, lançando-nos de corpo e alma para sua concretização. E, principalmente, quando nele nos lançamos com afinco e, mesmo cientes da dimensão dos desafios, da superação dos conflitos de egos que por vezes se sobrepõem aos propósitos comuns e os superamos, ao final podemos sentar e admirar a obra consolidada e conclusa.

Momentos de êxtase como os experimentados por Michelangelo ao concluir a obra que mais o dignifica – Moisés – a qual lhe extraiu a célebre frase: “Parla – per che non parli?” (Fala – por que não falas?) ao constatar a magnificência de sua obra.

Hoje, a ALMA – Academia de Letras Mimosense - Autores já não mais é somente um sonho etéreo acalentado, ela se torna realidade, com nome e sobrenome, ela é reconhecida como Academia de Letras Mimosense – Autores, ao nível das demais congêneres, dignificando nosso Município. Hoje, temos um Estatuto registrado e vigente e, sobretudo, respeitado por todos seus componentes.

Presentemente, estamos realizando o I Concurso Literário Estudantil abrangendo todas as escolas das redes municipais e estadual de todas as cidades de nosso Estado, além das particulares. Hoje, com imensa satisfação, apresentaremos a I Antologia “Expressões da Alma”, submetendo a nossos pais, esposos, esposas, filhos e amigos o fruto de nosso trabalho, de nossas divagações.

A elaboração de uma Antologia reunindo os mais renomados e expressivos poetas e escritores mimosenses sempre foi um desafio para muitos que nos precederam, principalmente em decorrência da dificuldade de se reuni-los em torno de um ideal comum e aglutinar suas divagações mais importantes. E hoje, ao constatarmos que o conseguimos, vem-nos a sensação de realização.

Ainda temos um longo caminho a trilhar. Nos próximo meses, por ocasião da premiação do I Concurso Literário Estudantil que organizamos, pretendemos reunir em nosso Município as mais expressivas figuras da literatura brasileira através das presenças de inúmeras outras Academias com quem estamos mantendo contato, transformando Mimoso em um imenso palco onde desfilarão todos estes luminares, com ampla divulgação de nossas belezas, de nossos recursos, do que somos, do que fazemos pelas mídias que aqui acorrerão e divulgarão o evento, desfrutando as conseqüências culturais e econômicas decorrentes.

Por sermos escritores, por sermos poetas, somos enlevados e conduzidos por sonhos. Contudo, por sermos sobretudo Mimosenses, cônscios de nossas limitações e da firmeza de nossos propósitos, a determinação desta plêiade de Acadêmicos e outros que se aliarão a nós, saberá transformar estes sonhos em realidade concreta, assim esperamos, no aguardo do usual apoio de nossa Prefeita, de nossa Câmara Municipal, de nossa Secretaria de Cultura e demais autoridades afetas, bem como de toda a comunidade.

Certamente existe toda uma miríade de outros escritores em nossa terra, talvez até mesmo com um cabedal de conhecimentos e expressões poéticas materializadas bem superior às que ora lhes apresentamos, porém aqueles se mantém ainda ensimesmados por uma série de razões e não as divulgaram ou apresentaram ao conhecimento público, sendo que, contudo, os concitamos a que se juntem a nós da ALMA, dentro deste propósito comum de sedimentar e difundir a literatura, arte maior, expondo o que lhes vai no imo de suas almas, como ora o fazemos. Nós os aguardamos, de braços abertos.

Devemos ressaltar que, além da enorme satisfação de vermos esta I Antologia – Expressões da Alma – impressa e posta à disposição de todos, o que mais nos surpreendeu foi o nível dos textos apresentados, os quais denotam, acima do imenso amor por este rincão em que vivemos – Mimoso do Sul – um imenso amor pela arte maior, a Literatura, nela registrada com carinho e respeito a seus princípios e dogmas.

Estamos todos de parabéns por esta realização, a qual, estamos certos, será simplesmente o despertar de muitas outras que surgirão espontaneamente, elevando o nome de nossa terra ao nível dos demais municípios de nosso Estado e de nossa pátria.

Que Deus nos ilumine para a concretização deste mister.

A todos, particularmente ao Sr. Sérgio Luis da Silva, mui digno presidente da Câmara Municipal por seu apoio a este empreendimento, à Exma Sra. Prefeita Municipal, Flávia Cisne, ao Sr. Secretário de Cultura e a todos os Acadêmicos, mormente os que acreditaram e participaram desta Antologia, a todos os amigos que nos prestigiam com suas presenças aqui, agora, nosso muito obrigado.
LHMignone
Enviado por LHMignone em 10/05/2014
Reeditado em 10/05/2014
Código do texto: T4801645
Classificação de conteúdo: seguro