Manifesto pela Liberdade de Pensamento (em onze dias) 01

Marionetagem: A Flauta de Hamelin ou manipulação da mente humana

A manipulação da mente, fazer com que um homem escolha e assuma como conclusão própria um conceito ou princípio que não aceita ou possa vir a não aceitar, se faz pela magia e encantamento com as palavras, mediante técnicas de discurso, incluindo falácias e sofismas, dirigindo-se mais ao sentimento que à Razão. A magia e encantamento com as palavras se faz pelo deslocamento de sentido da palavra em sua rede de conotações, mudando o campos semântico (a palavra muda de sentido de acordo com o contexto, e o contexto é determinado por uma ideia central. Exemplificando, eu “posso fazer isto” tanto pode significar “tenho autoridade para fazer” quanto “tenho capacidade mental e habilidade suficientes para fazer”. Ao ler ou ouvir a frase, não tendo sido dado o campo de significação, a mente atualiza as duas possibilidades e os mecanismos naturais do pensar não fazem a distinção de imediato. A isto é acrescido o fato de que o homem ainda tende à leitura, do Real ou de textos, pela compreensão imediata. O mecanismo é simples, fazer o leitor concordar com uma afirmativa, e, tendo concordado, sua mente é distraída com outras afirmativas, até que sua anuência é transferida para outro campo de sentido da frase, com o qual o leitor não concorda, mas, por magia, foi induzido subliminarmente a concordar. Tomemos outro exemplo, a frase “a Vontade vai passar aos atos” de Artaud. Usando o Webster 1913-1828 e o Roget’s Thesaurus, o termo “vontade” tem vários significados, de acordo com o campo semântico onde se insere, Filosofia, Religião, Política, Sociologia, Psicologia, Psicanálise, etc. Vontade:

1. O poder de escolha; a faculdade ou dom da alma pelo qual ele é capaz de escolher; a faculdade ou poder da mente pela qual decidimos fazer ou não fazer; o poder ou a faculdade de preferir ou escolher um de dois ou mais objetos; 2. A escolha que é feita.; uma determinação ou preferência que resulta de ato ou exercício do poder de escolha; uma volição. Neste caso, o termo a ser usado deve ser “volição”; 3. A escolha ou determinação de alguém que tem autoridade.; um decreto; um comando; prazer discricionário; 4. Forte desejo ou inclinação; desejo; propósito; 5. O que é fortemente desejado; 6. disposição arbitrária; poder de controlar, eliminar ou determinar. Webster 1913-1828

A “Vontade vai passar aos atos” significa “a liberdade de escolha vai passar aos atos”, pois Artaud se refere à Juventude de sua época, o Existencialismo, com Sartre, cujo discurso tem como ideia diretriz a liberdade nas ações de escolher. Um discurso pode fazer o homem concordar com a Vontade como o “poder de escolha, que deve ser levado ao ato”, e então, levá-lo a assumir que “o que ELE QUER deve ser transformado em ato”. Gramsci, o guru do que está ocorrendo no Brasil e na Venezuela, contudo, alterou o sentido da palavra “Vontade”, ali no mesmo período do nascimento do Existencialismo. Para Gramsci, “a palavra vontade não significa nada, ou é usada no significado de arbítrio. Vontade, do ponto de vista marxista, significa consciência da finalidade, o que, por sua vez, significa noção exata do próprio poder e dos meios para expressá-lo na ação”. AGNM É apenas a interpretação falaciosa que Gramsci dá ao que pregou “Karl-Marx-já-transformado-em-Ideologia, marxismo”: o que um “grupo de pessoas quer” está se transformando em atos, sem levar em consideração o que a maioria quer. É falácia não relembrar ao homem que a Ideologia prega a solidariedade mútua como um princípio a ser seguido por todos os homens: o que um homem ou um grupo quer é realizável em dependência do que os Outros querem. Não há socialismo se o princípio da solidariedade não é observado. Há uma contradição clara, mas se for motivo pra criar uma resistência à aceitação, para a resolver é suficiente acrescentar outra falácia: é o método dialetico tese-antitese contradizendo a tese-síntese. Não se trata de a grande síntese final deludida por Hegel e Marx, trata-se única e simplesmente a visão de mundo (conjunto de pontos de vista) de um grupo de homens em luta para se tornar hegemônica, a visão de mundo dominante, pela manipulação do Pensamento e do modo como o homem pensa. A natureza do Pensamento, que é o Principal Dom do Homem é tal que não é possível esta síntese homogeneizadora: não importa se dado por Deus-Deus ou por Deus-Matéria, O PENSAMENTO É LIVRE, E O HOMEM É LIVRE, SE E SOMENTE SE SEU PENSAMNETO É LIVRE. O gramscianismo, socialismo derivado do revisionismo do Pensamento de Marx, omite (falácia por omissão) o fato de que para que uma Ideologia seja socialismo deve excluir Egoísmo, o Egocentrismo (O QUE EU QUERO), e pregar o Altruísmo ( O QUE QUEREM TODOS) e a Solidariedade (ME AJUDE A CONSEGUIR O QUE EU QUERO ENQUANTO AJUDO VOCÊ A CONSEGUIR O QUE QUER). O que está ocorrendo no Brasil e na Venezuela não é um socialismo!

É outra falácia chamar de Democracia a imposição a todos os homens da Ideologia ...

(continua)

Gilberto Profeta
Enviado por Gilberto Profeta em 13/06/2014
Reeditado em 15/06/2014
Código do texto: T4843917
Classificação de conteúdo: seguro