DISCURSO CAIPIRA contra a xenofobia Meu Japão Brasileiro - comédia brasileiro de 1965, vista em 2014

Filme em https://www.youtube.com/watch?v=P_YLwr9P33I

Mazzaropi nos surpreende com a questão de intolerância e xenofobia. Uma das polêmicas da presença de japoneses e casamento entre brasileiros e japonesas. O pano de fundo rural nos remete à corrupção e a lógica do latifúndio e a exploração de trabalhadores rurais, dentre eles está a mão de obra de japoneses. No contexto do filme, eles lutam por uma cooperativa própria, mas o Leôncio, ricamente injusto de terras e da produção de japoneses em suas terras e do povoado, procura colocar a população contra os nipônicos. Mazzaropi, casando um filho com uma japonesa, luta pela valorização dos nipônicos e sua cultura, representada na festa nupcial. Há a fala do caipira crítico e aberto ao outro (o outro japonês) e a truculência e corrupção do fazendeiro preconceituoso e leviano. O bem vence contra o mal: a justiça sobre a injustiça.

J B Pereira em 26/06/2014.

_____________

Mazzaropi Meu Japão Brasileiro em https://www.youtube.com/watch?v=P_YLwr9P33I

Síntese em http://pt.wikipedia.org/wiki/Meu_Jap%C3%A3o_Brasileiro

Meu Japão Brasileiro é um filme de comédia brasileiro de 1965, dirigido por Glauco Mirko Laurelli e roteirizado, produzido e estrelado por Amácio Mazzaropi. Filmado na Fazenda da Santa em Taubaté,com distribuição da PAM Filmes. Trilha sonora de Hector Lagna Fietta e números musicais com Mazzaropi e Rosa Pardini (que dubla Célia Watanabe). Os títulos de abertura são de Roberto Miller e Regis Chieregatti 1 , inspirados em temas tradicionais japoneses.

Numa região de plantadores de arroz, Fofuca e Magnólia são os donos da "Pensão Nipo-Brasileira", que abriga em sua maior parte trabalhadores de descendência japonesa. Todos são explorados pelo Senhor Leão, subdelegado e único comerciante da cidade. Fofuca, juntamente com a professora, o prefeito e o vigário local, se aliam aos trabalhadores rurais e organizam uma cooperativa, para ira de Leão que começa com o filho Roberto e seus capangas uma campanha de intimidação contra eles. Magnólia é raptada e dada como morta, as casas são queimadas e os japoneses são hostilizados. No casamento de Mário, filho de Leão, com uma nissei florista, há uma tentativa de invasão e quebra-quebra e apenas Fofuca é capaz de esclarecer e resolver a situação.

ELENCO DO FILME:

1. Amácio Mazzaropi...Fofuca

2. Geny Prado...Magnólia

3. Célia Watanabe

4. Zilda Cardoso...professora

5. Carlos Garcia...Raul, filho de Fofuca

6. Reynaldo Martini...Leão

7. Adriano Stuart...Mário

8. Elk Alves

9. Francisco Gomes

10. Judith Barbosa

11. Bob Junior

12. Ivone Hirta

13. Luiz Tokio

14. Luzia Yoshizumi

15. João Batista de Souza...Zezinho

16. Luiz Carlos Antunes

17. Francisco Bayo

18. Cleide Binoto

19. Rosalvo Caçador

20. Maria Helena A. Correa

21. Durvalino S. de Souza

22. Denise Durval

23. Cley Militello

24. Agostinho Ribeiro

25. Armando P. Aquino

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meu_Jap%C3%A3o_Brasileiro

J B Pereira e J B Pereira e http://pt.wikipedia.org/wiki/Meu_Jap%C3%A3o_Brasileiro
Enviado por J B Pereira em 26/06/2014
Reeditado em 27/06/2014
Código do texto: T4860080
Classificação de conteúdo: seguro