Será que realmente a culpa é das estrelas?

Não sei se vocês sabem, mas o livro A CULPA É DAS ESTRELAS tem esse nome por conta de uma frase Shakespeariana onde estrelas remetem ao destino.

Eu sempre fui muito devota à ideia de que destino existe sim, principalmente quando acontecem coisas que fortalecem este meu pensamento, como por exemplo, o fato de alguém que perdeu determinado voo e o avião explodiu e todo mundo morreu (ok, eu poderia ter dado um exemplo menos drástico rs), ou quando alguém deixa de ir a determinado lugar, vai em outro e encontra o amor da sua vida por lá (esse exemplo foi mais fofinho, não?)

As vezes a gente pode escolher outros caminhos, mas nós sempre vamos pro caminho que nos foi destinado, o E SE não existe, em contrapartida eu acho que culpar as estrelas é algo um pouco egoísta demais, afinal, ninguém culpa o destino quando ele está acontecendo da maneira que é conveniente pra nós, a gente tende a culpa-lo quando ele desanda e nós perdemos o controle dele, ou você culparia o destino por de repente ter te colocado em um bom caminho?

Culpar o destino é cômodo demais, e eu confesso que muitas vezes já fiz isso pra justificar os meus próprios erros.

Eu acho sim que nós nascemos com um destino “rascunhado”, mas ele só vai se tornar definitivo com a nossa ajuda, como por exemplo, você arruma o emprego dos seus sonhos, no começo você faz tudo pra que corra bem, com o passar dos dias você perde o interesse, para de ir trabalhar, faz tudo errado e obviamente é demitido, e ai você vai culpar quem, o destino que não te quis ali ou a sua incapacidade frustrante de permanecer onde o destino te colocou?

Eu acho que o destino só é imutável quando a força dele não depende de nós, como por exemplo no próprio livro onde os protagonistas tem câncer, nessa caso a culpa foi das estrelas sim, porque NINGUÉM escolhe ter câncer e permanecer com ele, e por mais que a medicina esteja evoluída ela nem sempre dá conta do recado.

O destino nada mais é que um livro que nos é entregue com apenas a primeira página escrita, o restante está em banco e você deve escrevê-lo, muita gente joga fora apenas com a primeira página escrita, alguns desistem na metade e outros vão até o fim.

Não culpem as estrelas, tentem aproveitar o máximo aquilo que a vida vos entrega pra que um dia quando tudo tiver acabado a plenitude tome conta de vocês, e eu digo realmente acabado porque nada na vida é eterno, tudo só pode durar até a morte.

E pra quem se interessa a frase de Shakespeare é a seguinte:

“A culpa, meu caro Bruto, não é das estrelas,

mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores”

- Júlio César, de Shakespeare.

Que seja doce <3

Carla Carina
Enviado por Carla Carina em 27/06/2014
Código do texto: T4860913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.