FUTEBOL
 

          Os homens gostariam quase sempre de estar no tempo e no espaço, onde não estão. Perigosa ilusão. O lugar de cada um no mundo é um desejo eterno do Pai com relação a ele.


          Para que sua vida tenha êxito, para que a humanidade tenha êxito, graças a Ele, o homem, cada homem, deve estar o mais perfeitamente possível presente em seu lugar. Sua vida é uma obra divina. O Cristo fez de uns, apóstolos, de outros profetas ou evangelistas, ou então pastores e doutores, organizando assim os santos para a obra do ministério, para a Construção do Corpo de Cristo.


          
No termo desta construção devemos chegar todos juntos a ser apenas uma coisa só na fé... É dele que o Corpo inteiro recebe concórdia e coesão... segundo o papel de cada parte, operando assim seu crescimento e construindo-se na caridade. 

(Carta de Paulo aos Cristãos de Éfeso 4, 11-16).


 
 
 
 






          

 
 



No estádio, esta noite, a noite se mexia, povoada de dez mil sombras. Logo que os refletores tingiram de verde o veludo do imenso gramado, a noite entoou um coral alimentado por dez mil vozes. É que o mestre de cerimônias dera o sinal para começar o ofício.


          A imponente liturgia se desenrolava perfeitamente em ordem. A bola branca voava de oficiante para oficiante, como se tudo tivesse sido preparado de antemão, minuciosamente. Passava de um para outro, corria pelo gramado ou voava sobre as cabeças. Cada um se achava em seu lugar, recebendo-a por sua vez, com chutes compassados, passava-a ao outro - e o outro lá estava para acolhê-la e dar o passe.


          E por que cada qual fazeia seu trabalho no lugar onde era preciso? Por que cada qual dava o esforço pedido? Porque cada qual sabia que precisava de todos os outros. Lentamente, mas com segurança, a bola ia avançando. E, então, após ter recolhido o labor de cada um, após ter reunido o coração dos onze jogadores, o time lançou a bola e marcou o tento da vitória.


          Quando penosamente, à saída, escorria a multidão imensa pelas ruas estreitas, eu pensava: Senhor a história humana, para nós, é uma longa partida, para Ti é uma  grande liturgia, prodigiosa cerimônia começada na aurora dos tempos e que só terminará quando o último oficiante tiver executado o seu gesto derradeiro.


          Neste mundo, Senhor, cada um de nós tem seu lugar . Treinador previdente, desde sempre no-lo destinavas. Precisas de nós neste lugar, nossos irmãos precisam de nós e precisamos de todos. Não é o posto que ocupo, Senhor, que é importante, mas a perfeição e a intensidade de minha presença.


          Que eu esteja adiante ou atrás, isto que importa? Se eu sou ao máximo aquele que devo ser. Aqui está Senhor, minha vida à minha frente. 

 
          Não me refugiei por demais no meu canto, criticando os esforços dos outros, com as duas mãos enfiadas nos bolsos? 
 

          Guardei bem meu lugar e, quando olhavas o nosso campo, será que me encontraste lá, a postos? Recebi bem o passe de meu vizinho e o passe do outro lá no fim do gramado?      

          "Servi" bem aos colegas do time sem fazer um jogo "pessoal" demais para me por em evidência?


          "Construi" o jogo para que a vitoria fosse alcançada e todos contribuissem? Lutei até o fim, apesar dos insucessos, das pancadas, das feridas? 

          Não me perturbei pelas manifestações dos companheiros, dos espectadores? Não desanimei pelas incompreensões e recriminações?  Não me vangloriei com os aplausos?


          Pensei em rezar durante a partida que jogava, sem esquecer que aos olhos de Deus este jogo dos homens é o mais religioso dos ofícios?

          Estou de volta agora, Senhor, vou descansar no vestiário. Amanhã, se deres o sinal de saída, jogarei de novo um meio tempo. E assim cada dia...

          Faze com que esta partida, celebrada com todos os meus irmãos seja a imponente liturgia que Tu de nós esperas, a fim de que, quando deres o último apito, interrompendo nossas vidas, sejamos selecionados para a Taça do Céu.

(Sinceramente, além do apóstolo Paulo, na carta acima, desconheço a autoria deste magnífico "Futebol", bem que pesquisei, mas não encontrei, caso alguém saiba agradeçerei a contribuição ... )

 
   

 
   
Paulo Apóstolo - Desconheço a 2ª
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 04/09/2014
Reeditado em 04/09/2014
Código do texto: T4948809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.