Identificando um psicopata.

Ao longo de nossas vidas muitas pessoas passam por nós, algumas convivemos muito pouco, são passagens breves, como aquelas que encontramos um dia na fila do mercado, conversamos e nunca mais vemos e algumas chegam pra ficar por uns bons anos, ou se tivermos sorte a vida toda, porém infelizmente as que mais marcam são aquelas que ferem e traem sua dignidade, te usam pra atingir seus próprios objetivos, e sugam de você tudo aquilo que podem, são os chamados psicopatas, eles não são tão raros quanto parecem, se você já conheceu 25 pessoas ao longo da sua vida, pode acreditar que existe a possibilidade de você ter sim conhecido um psicopata.

Meu texto hoje é um alerta para as pessoas, já que eu uso o recanto pra escrever tudo o que eu quero, por que não tornar o recanto um espaço útil pra prevenir pessoas de sofrerem os mesmos danos que eu sofri? (e acreditem, não são danos fáceis de lidar).

Mesmo sendo psicóloga fui incapaz de notar que convivi por anos com um psicopata, psicopatas são lobos em pele de cordeiro, são pessoas que se dizem solitárias, depressivas, sem amigos, sem família, sem ninguém, mas que no fundo se isolam da sociedade pra esconder seu real caráter, geralmente se isolam e vão isolar você para que você seja incapaz de descobrir sua real personalidade e as vítimas que eles deixaram ao longo do caminho.

O psicopata nem sempre mata pra atingir seu objetivo, porém são pessoas desprovidas de alma e ao contrário de pessoas “normais” o psicopata não apresenta a chamada consciência, portanto, não acreditem no arrependimento destas pessoas, este arrependimento não existe, o choro nunca é real, as desculpas nunca são verdadeiras, por algumas semanas eles vão se tornar seres amáveis só pra você acreditar que está tudo bem e quando você menos esperar, lá está ele, atacando novamente, te ferindo de novo, é um ciclo vicioso.

O psicopata sempre vai dar um jeito de te inferiorizar, culpar você por tudo, e lhe mostrar que somente ele é capaz de te aceitar (principalmente em relacionamentos amorosos), portanto, ao namorar um psicopata você vai se sentir tão inferiorizad@ que vai ter medo de terminar com essa pessoa e morrer na solidão, mas acreditem, a solidão é muito menos cruel que namorar um psicopata.

Eles estão em todos os lugares, chegam fazendo você se sentir especial, tem uma ótima lábia e uma inteligência acima da média, o psicopata é incapaz de aceitar o NÃO, portanto, ao serem rejeitados vão fazer de tudo pra convencer você de que estar ao lado dele é a melhor opção que você terá na vida.

Pra tornar meu texto mais claro, eu encontrei na internet um artigo que classifica bem 20 maneiras de identificar um psicopata e vou colar aqui para ilustrar meu texto de forma mais direta.

“20 MANEIRAS DE DETECTAR UM PSICOPATA

Faceta interpessoal:

1. Eles têm uma boa oratória e charme. São simpáticos e conquistadores num primeiro momento.

2. Têm uma autoestima exagerada. Se acham melhores que os outros.

3. São mentirosos patológicos. Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas.

4. Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata.

Faceta afetiva:

5. Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida.

6. Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário.

7. Não sentem empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade.

8. Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros.

Faceta estilo de vida:

9. Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente.

10. Gostam de um estilo de vida parasitário.

11. Agem descontroladamente.

12. Não têm metas a longo prazo. Vivem como nômades, sem direção.

13. Eles se comportam impulsivamente. Com ações recorrentes que não são premeditadas. Junto com a falta de compreensão das consequências de suas ações.

14. São irresponsáveis.

Faceta antissocial:

15. Tendem a ser deliquentes na juventude.

16. Demonstram problemas de conduta desde a infância.

17. Tiveram a revogação de sua liberdade condicional.

18. Eles têm versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros.

Outros não incluídos em nenhuma das facetas:

19. Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos breves e ao mesmo tempo. Gostam de falar sobre suas conquistas e proezas sexuais.

20. Acumulam muitos casamentos de curta duração. Não se comprometem por muito tempo por ter que manter um vínculo.”

Claro que não podemos generalizar, não podemos sair por ai rotulando todo mundo que apresentam tais características, mas um pouco de cuidado é sempre valioso, analisar melhor nossos relacionamentos, investigar mais calmamente a vida das pessoas que convivem conosco e acima de tudo nos valorizarmos mais, o psicopata costuma buscar pessoas com auto estima baixa pois é justamente ai que eles fazem com que a gente se sinta a “última coca-cola do deserto” e pintam e bordam o sobre a nossa moral e dignidade.

Vale lembrar que tem pessoas que morrem sem saber que conviveram com um psicopata, o psicopata é aquele que mata e é capaz de chorar no caixão, portanto, cuidado com quem vocês colocam dentro da casa de vocês, dentro do seu convívio familiar.

Por ter convivido tantos anos com um, eu me sinto na obrigação e no dever moral de tentar alertar as pessoas, não quero que vocês sofram o que eu sofri, e também estou aqui disposta a esclarecer dúvidas, recomendar livros, entre outras coisas, pra que essa identificação se torne mais clara e pra livrar cada vez mais as pessoas de sofrerem, eu tive a estrutura emocional e o suporte psicológico o suficiente pra seguir em frente, hoje ainda vivo com um pouco de medo, mas a passagem de um psicopata por nossas vidas pode sim levar ao suicídio, portanto, mais uma vez eu peço: CUIDADO.

Não quero expor tanto minha experiência pessoal aqui, mas acreditem, ela foi dolorosa o suficiente pra que eu nunca mais esqueça, porém o que eu pude fazer pra tentar facilitar a identificação de um psicopata eu fiz e vou continuar fazendo a vida toda.

Um grande abraço e que a paz esteja conosco.

Carla Carina
Enviado por Carla Carina em 09/09/2014
Código do texto: T4955232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.