É TUDO BOBAGEM!

Uma das coisas mais difíceis que existem neste mundo é aceitar um pensamento diferente do nosso. Todos pensamos ter o pensamento certo. Todos nós elaboramos a possibilidade de que o outro seja o errado. Todos pensamos votar na pessoa certa. Em certo lugar, eu li: “Julgar o PSDB melhor do que o PT, ou é paixão cega, ou é ingenuidade, ou é interesse”. Ao dizer isso, a pessoa está considerando verdadeiro esse pensamento; quem pensar contrário a isso estará pensando errado. Eu, por exemplo, considero o PT o pior partido do Brasil. Veja, então, a arrogância que existe no que dizemos. Quem não considera certo o que diz? Até os loucos imaginam estarem certos. E todos nos enganamos.

O importante numa democracia é que podemos rejeitar o pensamento do outro, aceitando que o outro também rejeite o nosso pensamento. A vida é boa porque somos convidados a estabelecer a harmonia na diversidade.

Às vezes, eu penso que todo pensamento é uma tentativa de autoimposição: porque sempre consideramos certo o que dizemos. Eu, por exemplo, ao expressar este pensamento, imagino que eu seja o certo. Alguém dirá que eu estou errado. Quem estará certo? O importante é nunca absolutizar o nosso pensamento; é imaginarmos que podemos errar no que dizemos e pensamos.

Eu sou fraco quando não aceito ser questionado. Eu sou fraco quando desejo que o outro aceite tudo o que eu digo. Eu sou fraco quando eu penso que sou o sabedor de tudo. Eu sou fraco quando desejo que o outro pense igual a mim.

Muitas pessoas já foram condenadas neste mundo. Muitas pessoas já foram consideradas loucas. Muitas pessoas já foram lançadas na fogueira por quem se dizia e se diz mensageiro de Deus. A Bíblia já foi proibida. Muitos livros já foram proibidos. Houve um tempo em que somente algumas pessoas podiam ler. Houve um tempo, na Idade Média, em que só algumas pessoas tinham o direito de ler, de ter conhecimento.

Muitas guerras já aconteceram e continuam acontecendo em nome de Deus. Dizem que é em nome de Deus. Só no Cristianismo há diversas igrejas professando o mesmo Deus. Pergunte a um membro da Assembleia de Deus qual é a verdadeira igreja! Pergunte a um adventista fanático! Pergunte ao dono da Igreja Universal do Reino de Deus! Pergunte a um padre qual foi a igreja deixada por Cristo! Cada um desses irá dizer que a sua igreja é a verdadeira igreja. E aí? O importante é cada um enxergar no outro uma face de Deus.

Tudo o que eu digo é apenas o que eu digo. Não é a verdade. Poderei estar certo. Poderei estar totalmente errado. No entanto, não posso deixar de dizer o que eu penso, ainda que eu evite expressar o meu pensamento. O mais importante é que eu me expresse e aceite que o outro tenha o direito de se expressar também.

Tenho um grande defeito: eu sei argumentar sobre aquilo que eu penso. Eu sei defender tudo aquilo no qual eu acredito. Muitos não sabem; não se preparam para argumentar. Eu sei pelo menos organizar as minhas bobagens, as minhas idiotices. Eu sei organizar as palavras para dizer o que eu penso. As palavras me procuram. As palavras fluem em mim. Eu amo as palavras. Elas me habitam. Entretanto, tudo o que eu digo pode ser apenas lixo; pode ser loucura; idiotice. Tudo o que eu digo pode ser queimado; pode ser rejeitado; pode ser menosprezado; pode ser descartado. A verdade não é minha.

Eu não tenho a verdade. Você não tem a verdade. A verdade não pertence aos seres humanos. Somos verdadeiramente limitados e incapazes de ter certeza se temos a verdade. O que temos é apenas um reflexo da verdade. Olhamos diferente; pensamos diferente; enxergamos diferente; cada um de nós enxerga apenas uma parte da realidade.

Eu sou um nada nesta Terra. Eu sou um fragmento que, a qualquer momento, poderá desaparecer; poderá ser despedaçado. Eu não sou melhor do que ninguém. Eu não sou superior a ninguém. Todavia, eu não sou menos importante nem inferior a nenhum ser neste mundo. Reconheço a minha fraqueza. É por isso que eu não conheço ninguém forte sobre a face da Terra. Ninguém é suficientemente forte.

A vida me ensinou a buscar a verdade. A vida me ensinou e me ensina a me defender. Eu vivo me defendendo em todos os aspectos. EU SOU UM SOBREVIVENTE NESTE MUNDO. Amo este mundo. Amo a vida. Aprendi a amar a vida, apesar de tudo.

A minha condição humana me leva a reconhecer o meu lugar e o lugar do outro. Sou um homem verdadeiramente fraco. Ninguém é absolutamente forte. Ninguém é superior a ninguém.

A cada dia eu me convenço muito mais da sabedoria de Lao-Tsé, quando diz que o sábio vive calado; vive no silêncio. A sabedoria de Lao-Tsé foi inspiração para um poema meu.

Ninguém neste mundo diz bobagens melhor do que eu. Não leve a sério o que eu digo! Eu sou um escritor e pronunciador de bobagens.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/10/2014
Reeditado em 21/10/2014
Código do texto: T5006499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.