NOSSO CORAÇÃO ARDIA EM UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA

Discurso proferido ao fim da cerimônia da conclusão do curso de Teologia Pastoral, no dia 17/12/2014.

Essa frase me faz lembrar da tenra memória dos primeiros cristãos, estes que por assim dizer viviam ao pé da letra essa relação e todos os corações pulsantes por aquele amor arrebatador: “ardiam em um só coração”. Na atual realidade os seres humanos têm entrado em um processo de ‘brutalização’, ou seja, a visão inicial do cristianismo de pensarmos como um todo, independentemente, deixa de existir, e dar lugar a lei do mais forte. É interessante refletirmos isto hoje, em uma época que já ultrapassou a era da luz e o iluminismo, e já deposta a era da pós modernidade, onde não há espaço para a sombra da dúvida, e a exatidão dita o ritmo das vidas. Mas o que vemos se não um mundo inundado por sombras e medos, sem conseguir achar seu próprio caminho?

O Papa Francisco em sua primeira encíclica Lumem Fidei, traz exatamente o caráter da luz para a fé, esta que ao contrário do que muitos pensam, deve ser algo capaz de nos conduzir para além do mar das incertezas ou das dúvidas, dos medos ou das falsas profecias, mas nos levar a verdade. Pilatos então perguntaria: “Mas o que é a Verdade?”. Santo Ambrózio responde após dois ou três séculos de maneira segura e cheia de força: “A Verdade para nós cristãos não é uma palavra, mas uma pessoa: Jesus Cristo o Filho de Deus”. Essa é a primeira missão de todos nós que estamos aqui hoje terminando apenas uma de tantas etapas do caminho, e que exatamente por isto temos o dever e uma responsabilidade ainda maior: levar esta Verdade para todos! Independente de lugar, pessoas, dificuldades, coisas... Nossa obrigação é levar a luz da nossa fé, para que o mundo possa externar algum dia: “nosso coração arde em um só coração e uma só alma”.

Com isso o Papa nos lembra que: ser missionário não é fazer prosélitos, mas fazer irmãos. Devemos segundo São Francisco de Assis “evangelizar, se necessário com palavras”, não com violência, arrogância ou com ameaças de fogo eterno e outras coisas, mas com o amor, pois é este Amor que nos conduz a Deus.

Que o Espírito Santo nos inspire e que nos reúna através de sua luz, para que não tenhamos medo das trevas do silêncio, para que não tenhamos das trevas da ignorância, para que não tenhamos medo das trevas da brutalidade, das trevas do desamor, ou das trevas do maligno que alguns tendem a cultivar em seus corações.

Senhor, tu que és nossa luz nos conduza por um caminho seguro que nos leve até vós, e que um dia possamos viver aquilo que hoje professamos: “Que os nossos corações ardam em um só coração e uma só alma”.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 18/12/2014
Código do texto: T5074050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.