Discurso do orador da turma Jovem Saber 2014 (Gilberlandio Francisco)

Olá meus amigos e minhas amigas! Não vai ser fácil demonstrar com algumas palavras tudo o que passamos juntos, tudo o que vivenciamos ao longo deste período que se encerra, mas eu vou tentar. Nossa jornada em busca do conhecimento sobre as riquezas do nosso campo e sobre as conquistas do movimento sindical nos levaram a mais fantástica viagem rumo ao nosso interior, não apenas ao interior da zona rural, mas também ao interior da nossa alma. Aprendemos o valor incomensurável do trabalho de equipe e da força da união. União inspirada na força do trabalhador rural que buscou ao longo dos anos se organizar e lutar pelos seus direitos. Vivenciamos em nossos espíritos e mentes a historia viva dos nossos pais e avôs. Aprendemos de maneira prática, simples e dinâmica conteúdos que jamais foram trabalhados em sala de aula. Ao longo dessa jornada vimos pouco a pouco à evolução de cada um de nós. Não apenas intelectualmente, mas espiritualmente também. Muitos que começaram este curso aprisionados no cárcere do silêncio e da omissão libertaram seu senso crítico e evoluíram sua forma de pensar de maneira extraordinária. Como em toda grande jornada alguns desistiram pelo caminho talvez por notarem as pedras, espinhos, ladeiras e desafios que surgiam no decorrer de cada passo dado por esta turma de jovens guerreiros. Os que ficaram até o final para contemplar com seus olhos a linha de chegada desta longa maratona de estudos estão levando em suas mentes e corações muito mais do que um simples conhecimento. Amizades foram feitas e fortalecidas ao longo da caminhada. Momentos únicos e grandes alegrias ficaram gravados na memória de cada um de nós. E embora todos esses momentos tenham se perdido no fluxo do tempo, todos eles ainda vivem dentro dos nossos corações não só como doces lembranças, mas como uma chama viva que não se apaga. E essa chama é alimentada com cada sorriso dado, cada dificuldade vencida, cada emoção partilhada, cada abraço recebido e cada ser humano transformado por uma palavra amiga e um gesto de solidariedade. A turma do Jovem Saber 2014 do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Afogados da Ingazeira está se formando hoje, mas as maiores lições certamente ainda estão por vir, por que todos somos eternos aprendizes na maior de todas as jornadas. A espetacular jornada da vida.

Gilberlandio Francisco
Enviado por Gilberlandio Francisco em 23/12/2014
Código do texto: T5078822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.