Educação devia ser feita em um todo

Alunos vão para a escola para fazer presença, e isso os poucos interessados que ainda tem um senso de consciência de que o estudo é importante, contudo, mesmo assim se entediam e se entregam aos fones de ouvido e conversas em aula.

Alunos estão na escola por obrigação, eles não tem interesse em progredir e adquirir conhecimento. Estão preocupados em passar de ano independente de sua inteligência. Eles reclamam dos professores e seus argumentos são fúteis, os julgando por passarem trabalho em excesso ou os apedrejando quando nada passam. Criticam quando o professor fala de mais, explicando o assunto da qual eles não prestam atenção, dizendo que deveriam ter mais matéria em seu caderno, da qual eles nem estudam. Nunca estão satisfeitos, só o que querem é que tudo acabe depressa.

Incentivar não é o suficiente quando o jovem não leva a sério seus deveres. A educação é um conjunto que deveria ser valorizada pelo governo, bem exercida pelos professores, demasiado exigido pelos pais e acima de tudo procurada pelos jovens. Ensino se busca não só em salas de aulas, aprender não é só ouvir, mas sim questionar, duvidar, buscar e tirar nossas próprias teorias de acordo com nossos estudos; deve ser interior, pois aquele que não crescer por dentro, no final só vira um corpo de repetições. Se um adolescente percebe que os adultos não medem esforços para ajudá-los, sempre pegando leve, eles se sentem sem preocupações, acomodados e sem pressão, achando que em nenhum momento sua casa vai cair. O problema é que ela cai, e quando esses adolescentes se dão conta, já são adultos formados, arrependidos por não terem se esforçado quando deveriam.

Os pais devem insistir, mostrando aos filhos que seu futuro está em jogo. Muitos criticam seus filhos com sermões, quando na verdade eles deviam ser mais rigorosos e ficar em cima. Pode ser trabalhoso, entretanto se eles querem um bom desempenho, devem ter em mente que tudo começa com a educação que eles mesmos proporcionam.

Talvez se o ensino tivesse algo inovador, algo interessante que despertasse a curiosidade dos adolescentes, eles se interessariam em aprender. Porém o que temos são salas de aulas com alunos questionando seus professores a cada explicação ou não medindo esforços para esclarecer nenhuma dúvida. Toda semana sentados naquelas carteiras duras copiando o dever do quadro e ouvindo o professor falar, bocejando e ansiando pela saída.

Nosso governo não se dedica a educação, afinal, é melhor ter uma sociedade ignorante, pois assim fica mais fácil controlá-los. O ensino dificilmente reprova e isso se torna uma desculpa. Eles não precisam se preocupar, acaba virando rotina e o que querem é tudo na mão.

É isso que nosso Brasil está criando: jovens sem sonhos ou simples capacidade de raciocínio; jovens que possuem preguiça de pensar e preferem passar o tempo com seus celulares modernos e se divertindo no mundo virtual.