TEXTO DE RUI BARBOSA

O PROBLEMA É LER TEXTO ABAIXO DE AUTORIA DE RUI BARBOSA E CONSTATAR QUE NADA MUDOU, NEM COM OS MILITARES, NEM COM OS TUCANOS, NEM COM OS PETISTAS. SÓ A EDUCAÇÃO TRANSFORMA E DÁ CONSCIÊNCIA A UM POVO!

RUI FALAVA MAL DA REPÚBLICA COM SAUDADES DA MONARQUIA, O PT FALA MAL DOS TUCANOS COMO SE TIVESSE DESCOBERTO O BRASIL, NOS FALAMOS MAL DO PT COM SAUDADES DOS MILICOS E SABEMOS QUE NENHUM DELES VALE PORCARIA NENHUMA!!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”.

Essa foi a obra da República nos últimos anos.

No outro regime (monarquia) o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre - as carreiras políticas lhe estavam fechadas.

Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam a que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais.

Na República os tarados são os taludos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições. Contentamo-nos, hoje, com as fórmulas e aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando.

Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.

E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem..."

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 19/02/2015
Código do texto: T5142645
Classificação de conteúdo: seguro