A verdade de Simone de Beauvoir

Poucas pessoas foram tão fies aos seus ideais como Simone de Beauvoir. Crer em teorias, ler definições, decorar conceitos, a vida é bela fora da prática para os que sempre esperam o exemplo de terceiros, quem não tem coragem pra viver/dizer a verdade, não experimentará nenhum momento de libertação (ou do mais perto que se possa chegar).

Através da máxima, "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher", Simone de Beauvoir provou à todos que seguir os padrões de uma sociedade doente é errado, importante é lutar pelo que se acredita e buscar sempre novas formas de desvendar o ser humano. Nunca se casou, teve uma vida intensa, deu esperança não só a classe feminina, mas à quem a observava, mostrando que, verdade, não é sair criticando, falando mal ou algo do gênero. Verdade é também libertação, ou seja, um doloroso renascimento.

À minha volta, reprovava-se a mentira, mas fugia-se cuidadosamente da verdade - Beauvoir. Tentar mostrar-se bom diante de um circulo de amigos, familiares ou outros, é algo constante, procurar exibir uma "moral" elevada, muitas vezes através de uma religião, torna ainda mais nítida a hipocrisia da sociedade. A verdade , meu caro/a, dói mesmo, é importante que seja assim, e que não se fuja dela, estar sempre numa zona de conforto, sem desconstruir as ilusões criadas ou que nos fora impostas, não é viver, é continuar na "caverna", para libertar-se é preciso se reinventar e ter audácia, usar a mente.

Deixar para recriar-se depois da faculdade, depois do trabalho, depois das férias, depois de criar os filhos[..] (segue a linha até a unica verdade conhecida, a morte). É ser soterrado pela rotina. O "não viver" é fácil e vazio. Se escave, procure onde, dentro de si, está escondida a verdade, é preciso encontrar o motivo pelo qual se acorda todas as manhãs, se não encontrar, continue procurando. Parafraseando Nietzsche, "Existem muitas verdades e, por esse motivo não existe verdade alguma."

Gisele Ribeiro Gomes
Enviado por Gisele Ribeiro Gomes em 22/02/2015
Reeditado em 22/02/2015
Código do texto: T5145727
Classificação de conteúdo: seguro