Discurso primeira turma de biomedicina Faculdade São Paulo

Foi uma longa caminhada até aqui. E como diria Drummond de Andrade, no meio do caminho, tinha uma pedra. E quantas pedras... Não foi fácil chegar até aonde chegamos, foi preciso muita luta, muito esforço e, principalmente, muito arranca-rabo. Como primeira turma, ficamos conhecidos por muitos nomes: “os encrenqueiros”, “os briguentos”, mas nenhum tão merecido como “Os Pioneiros”, que como aqueles que tiveram coragem para desbravar nossa cidade, tivemos muita coragem para enfrentar um curso ainda novo na região, em uma faculdade recém-aberta em meio a tantas outras opções. Logo no começo, em 2011, já começava uma pequena confusão, que de tão pequena, se estendeu por quatro anos. Dessa forma, tínhamos dois codinomes dentro da sala: Panela de preção e Frigideiras sem tampa. Mas é claro que quando o caldo entornava até que derramava, nós nos uníamos e brigávamos sempre para ter e buscar da melhor ou da pior forma possível, a qualidade no ensino, professores qualificados e a excelência, que hoje são as principais características da faculdade. Agora que chegamos ao ápice do nosso momento, é hora de olharmos para trás e analisarmos tudo que fizemos, balancear tudo que aprendemos e seguir em frente levando sempre o melhor de nossos esforços, o melhor de nossa luta, o melhor de nós mesmos. Sim! Enfrentamos situações complicadas, brigas e discórdias, desnecessárias ou não, que vão fazer uns sequer olhar para cara do outro e, na pior das circunstâncias, sequer lembrarão que estudamos juntos. Porém, ao longo de nossa vida e de nossa carreira, enfrentaremos experiências, talvez melhores ou piores do que enfrentamos nesses quatro anos, e que nos farão pensar em desistir. Mas será nessa hora que descobriremos que nos tornamos fortes e capazes de superar qualquer obstáculo, mesmo que seja uma pedra no caminho. Para chegarmos até aqui, muitas pessoas passaram por nós: professores, diretores, amigos. Tantos nomes que passaríamos a noite toda falando. Mas, em nome da turma, agradecemos àquele que deu não só o nome, mas também seu sangue, sua profissão, apoio incondicional e que infelizmente não pode comparecer na nossa formatura: Dr. Humberto Sanches Chocair, delegado do Conselho Regional de Biomedicina em Rondônia, nosso primeiro coordenador. Agradecer também, a três pessoas que nos mostraram que não se aprende apenas dentro de sala, mas também, fora dela: professora Sueli Bin, professor e ex-coordenador Natanael Carvalho e Michele Doimo. Somos gratos também aos outros professores que compartilharam de seu conhecimento, e principalmente, ao nosso coordenador, professor Maykon Fabiano por ter nos aturado por dois longos anos. Agradecer ao diretor geral da faculdade prof. Aécio Alves Pereira e ao diretor Paulo Jacob Strieder por ter nos atendido as inúmeras vezes que procuramos. Devem estar pensando: graças a Deus que terminaram. Mas, primeira turma é assim. Brigamos, gritamos, mas sempre pelo melhor. Parabéns a todos nós.

Texto: Raoni Sanfelicce

Afonso Herrera
Enviado por Afonso Herrera em 22/02/2015
Código do texto: T5146329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.