DISCURSO DE FORMATURA 2013

Quando olho para essa gente toda, difícil é não pensar nesses todos de cada um que se construiu e ajudou também a refazer esta multidão aqui de dentro. Porque, sim, somos muitos. Não digo muitos no sentido literal. Refiro-me às vozes que nos povoam por debaixo das peles. Ah, essas peles! Eis as verdadeiras roupas que importam e que só não são imunes para aquela velha e contagiosa doença: a doença de sonhar!

Contudo – não querendo desgastar mais os ouvidos engravidados de olhos aí da plateia –, deixo aqui a última de minhas lições: “Não sejam de papel!” Sigam apenas os papiros que lhes recobrem a vida. Escrevam-se pelo lado interno das peles e as tornem poesias, poesias diplomadas em reconhecer cada cantinho de suas interioridades. Para quê isso? Ora, pra quê! Para que tenhamos a chance de sabermos o quê nos tornamos. E com isso estarmos alfabetizados para a mais difícil e poderosa de todas as leituras: a de nós mesmos.

Enfim, a leitura desses habitantes particulares de cada um de vocês, de cada um de nós e de todos esses moradores que fomos, somos e vamos tendo que ser, precisa ser feita. Do contrário não há verdade algum em estar aqui. Pois não devemos nos tornar estrangeiros de nós mesmos. Precisamos ser indígenas. Pois os únicos elementos que vêm “estrangeirados” são as vozes, os cheiros, as músicas e as lembranças. E se não entenderem isso. Lamento. Mas terão apenas um papel estranho nas mãos. O mesmo tipo de papel que se fez este discurso. Que se fazem cadernos. Diplomas. E papeis higiênicos. E para lembramos desse compromisso, eternizei seus olhares em alguns poucos versos que deixo escapar por aqui.

Vejamos:

Não vê que entoas

Que em tudo mestiças

Vozeia nas cores

Canções tão bonitas?

Só sei de silêncios

Não sei bonitar

Se ama estas vozes

Não sou eu quem faz.

Não falo do ouvido

Te ouço nos olhos

Canção que se afina

Puxando as beirinhas

Dos lábios cantores.

OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dilso Santos
Enviado por Dilso Santos em 04/03/2015
Código do texto: T5157568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.