A Oferta de Manjares

A Oferta de Manjares

Texo bíblico: Levítico 2:1-15.

1 Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso;

2 e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

3 O que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.

4 Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite.

5 E se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite.

6 Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; é oferta de cereais.

7 E se a tua oferta for oferta de cereais cozida na frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite.

8 Então trarás ao Senhor a oferta de cereais que for feita destas coisas; e será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar.

9 E o sacerdote tomará da oferta de cereais o memorial dela, e o queimará sobre o altar; é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

10 E o que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.

11 Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento; porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor.

12 Como oferta de primícias oferecê-los-eis ao Senhor; mas sobre o altar não subirão por cheiro suave.

13 Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.

14 Se fizeres ao Senhor oferta de cereais de primícias, oferecerás, como oferta de cereais das tuas primícias, espigas tostadas ao fogo, isto é, o grão trilhado de espigas verdes.

15 Sobre ela deitarás azeite, e lhe porás por cima incenso; é oferta de cereais.

16 O sacerdote queimará o memorial dela, isto é, parte do grão trilhado e parte do azeite com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.

Introdução:

A palavra hebraica empregada para “oferta de manjares” é minchah. Significa uma dádiva feita a outro, de ordinário, a um superior.

Quando Caim e Abel apresentaram suas ofertas a Deus, segundo se relata em Gênesis 4: 3 e 4, foi uma minchah que ofereceram.

Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma.

O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas).

I - QUAIS OS INGREDIANTES QUE COMPUNHA A OFERTA DE MANJARES?

1. Flor de farinha;

2. Azeite;

3. E incenso. Não poderia fazer parte da oferta de manjares:

a) fermento;

b) mel.

II – COMO ERAM FEITAS AS OFERTAS DE MANJARES?

Existiam três tipos de Ofertas de Manjares que eram preparadas, as quais eram orientadas pelo Senhor ao povo de Israel. Estas ofertas poderiam ser preparadas das seguintes formas:

1. Assada em um forno - No forno;

Lv.2: 4 - Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite.

2. Cozida em uma forma - Na caçarola ou panela;

Lv.2: 5- E se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite.

3. Na sertã ou frigideira- Frita em uma panela.

Lv.2:7 - E se a tua oferta for oferta de cereais cozida na frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite.

Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservariam, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).

As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaraim isto ao altar e lançariam uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.

O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.

A oferta de manjares consistia em produtos vegetais que constituíam a principal alimentação do país: farinha, azeite, cereais, vinho, sal e incenso.

Ao serem apresentadas ao Senhor, parte era queimada sobre o altar em memória, como cheiro suave ao Senhor.

a) No caso de uma oferta queimada, tudo era consumido no altar.

b) No da oferta de manjares, apenas uma pequena parte era posta sobre o altar; o resto pertencia ao sacerdote. “Coisa santíssima é, de ofertas queimadas ao Senhor”. Lev. 2:3.

1. Oferta queimada significava:

a) Consagração;

b) Dedicação.

2. A oferta de manjares representava:

a) Submissão;

b) Dependência. As ofertas queimadas importavam em inteira entrega da vida; as de manjares eram um reconhecimento de soberania e mordomia; de dependência de um superior. Eram um ato de homenagem a Deus, e um penhor de lealdade.

III – O QUE A OFERTA DE MANJARES REPRESENTA PARA NÓS HOJE NO SENTI ESPIRITUAL?

1. A Oferta na Sertã ou Frigideira - era vista por todos, e tipifica as coisas que colocamos diante do Senhor e que são do conhecimento de todos na igreja – enfermidades, perda de familiares, desemprego, etc. – estas coisas representam lutas da nossa vida e que de alguma forma os irmãos tomam conhecimento e participam com suas orações.

2. A Oferta da Panela - era vista somente pelos sacerdotes, representando aquele tipo de coisas ou problemas que somente o Pastor ou o diácono conhecem – problemas conjugais, lutas no trabalho ou na família, problemas financeiros e outros – estes não são do conhecimento da igreja, pois são particulares e tratamos deles com o pastor ou o diácono responsável.

3. A Oferta no Forno - era preparada na intimidade do lar e ninguém via. Depois de pronto o bolo, era levado ao templo, ofertado e comido com alegria ao final. Ela representa as coisas que só o Senhor conhece, são os nossos segredos e intimidades que só contamos ao Senhor, em quem esperamos a solução. Quando a solução vem, aí testemunhamos da bênção para todos, a fim de que todos se alegrem conosco e participem da nossa experiência.

CONCLUSÃO – As ofertas eram preparadas com os seguintes ingredientes:

Flor de Farinha – A Palavra Revelada.

Azeite e Incenso – Unção do Espírito Santo e Orações sinceras.

Sem fermento ou mel – Sem aparência ou emotividade humana.

Pr. Elias Costa.