Presidente por um dia (EC)

Sinto muito, mas não posso. Não posso! Digam que não estou, que viajei, não há data prevista para o meu retorno.

Não posso assumir a função de presidente. E não tolero a designação ‘presidenta’. Não tolero, fere meus princípios. As feministas que me perdoem, não é uma escolha entre o certo e o errado, a gramática normativa até permite (cf. Evanildo Bechara in Moderna Gramática Portuguesa), é uma escolha de gosto pessoal.

Tão mais simples: presidente, senhores, professores, alunos, todos.

Também não tolero responsabilizar a outrem pelo que é da minha responsabilidade – como culpabilizar como efeitos da crise financeira internacional a atual crise econômica?

Não, não posso. Não suporto a ideia de ser presidente – incapaz de manter um programa de financiamento estudantil a presidente leva a crise a empresas e alunos. Por sua ineficiência, milhares de estudantes podem abandonar cursos já iniciados.

Insuportável, não posso. Sobre o Programa Mais Médicos, era tudo uma armação do governo brasileiro para mandar dinheiro para a ditadura cubana. O que fazer da situação miserável dos que aqui vivem? – o Brasil está na lista dos 21 países mais miseráveis do mundo.

Não posso, confesso, minto muito mal. A verdade escorrega por entre dedos e olhos. Como dizer a todos não saber da corrupção na maior estatal brasileira?

Do petrolão, não consigo mais ouvir falar. Como prosseguir se não há confiança nas instituições? A Petrobras – a maior companhia brasileira – contraiu a maior dívida do planeta, são vultosos 135 bilhões de dólares (In Veja, ed.2415, 4/03).

Não posso, não concordo com assistencialismos. Não creio no Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação como políticas sustentáveis.

Não posso, as contas públicas estão em frangalhos, o povo está nas ruas - no lugar Dela, eu já teria renunciado.

Não posso, não entendo nada sobre o PIB, as taxas de juros e o desemprego.

Não posso, a presidente é incapaz de autocrítica. E todos sabemos, para cumprimento dos deveres do dia a dia é indispensável avaliar – criticar – refazer.

Não posso assumir a função da presidente. Cara fechada, punhos cerrados, cenho franzido.

Isto posto, eis aqui a minha renúncia - me eximo de ser presidente por um dia.

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Presidente por um dia. Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/presidenteporumdia.htm

RosalvaMaria
Enviado por RosalvaMaria em 06/04/2015
Código do texto: T5196690
Classificação de conteúdo: seguro