Presidente por um dia?...(EC)

Presidente por um dia?

Me pergunto: “-Pra quê?”

Na primeira metade do dia, o candidato tomaria posse numa cerimônia interminável, na outra metade, outra cerimônia para ser destituído do poder, e lá se foi o dia...

Antes disso teria que se filiar a um partido, levantar candidatura, ser eleito pelo partido e depois pelo povo... e ninguém em sã consciência poderia levar tal leviandade adiante. Explico:

Um Presidente – me referindo ao da República, em um mandato de 4 anos, não consegue realizar tudo o que precisa e, por isso, às vezes mesmo reeleito, ainda deixa muito por fazer, ou seja, oito anos ainda parece ser pouco, o que dizer de um único dia então?

Quaisquer atos que um Presidente queira realizar, dependerá de um estudo amplo e prévio sobre os prós e contras desse ato, o que significa que tais estudos serão realizados por diversos profissionais de diversas áreas e, em um único dia não teria tempo sequer de analisar os projetos, o que resultaria em dois problemas, no mínimo: assinar sem conhecimento de causa ou não assinar sendo que na primeira situação seria leviano e na segunda situação não exerceria por fim esse Ato Presidencial, deixando de ser Presidente nesse dia...

Quaisquer decisões tomadas por um Presidente em um único dia de mandato seriam arbitrárias e ditatoriais, o que não é sadio nem condizente com os requisitos de uma Democracia.

Ser Presidente por um dia não objetivaria o bem estar da Nação, mas tão somente satisfazer o ego do “Presidente” com as pompas, mimos e pretensos status inerentes ao cargo e função.

Ser esse Presidente é não ser um Presidente, por motivos de forças maiores e descomunais que lhe permitiriam ser, no mínimo, por um dia, um Ditador onde, quaisquer decisões por si tomadas nesse único dia, repercutiriam negativamente em nossas vidas, pelo resto de nossos dias.

Não posso querer isso nem pra mim, nem para outrem, nem para o povo e muito menos para o meu Brasil.

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Presidente por um Dia

Saiba mais, conheça outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/presidenteporumdia.htm

Charles Lucevan Rodrigues
Enviado por Charles Lucevan Rodrigues em 06/04/2015
Código do texto: T5197001
Classificação de conteúdo: seguro