Educar

Educar é a forma mais sublime de amar, no educar está à delicadeza do ensinar a ser. Ser alguém que pensa, agi, interpreta, entende, cuida e busca sempre um motivo para aprender. Educar é estar presente todos os dias, é mostrar caminhos.

Ser alguém que pensa em si, nos outros e pensa buscado formas para ajudar.

Ser alguém que age colocando em prática ações do pensar.

Ser alguém que interpreta a situação existente apontando possíveis soluções para os problemas.

Ser alguém que cuida buscando ajuda, envolvendo, ouvindo e aprendendo junto com o outro.

As soluções muitas vezes estão bem perto de nós, basta exercer essas ações para perceber que elas estão ali ao nosso alcance. Certo que muitas vezes precisamos de ajuda externa a nossa vontade, porém quando a paixão pela profissão é maior que nossas necessidades vamos além do proposto.

Somos artistas em sala de aula, na rua, em casa e em qualquer lugar, estamos sempre querendo ensinar algo a alguém e quando conseguimos nos sentimos tão bem que nem percebemos o tempo passar.

O ser professor não se resume em uma frase, até hoje não encontrei palavras para definir este ser, alguns mais que outros.

Cansamos às vezes pela luta em busca de soluções as quais a nossa política educacional não oferece e muitas vezes quando as levamos até nossos políticos elas são rejeitadas por não fazerem parte dos seus interesses pessoais. Pergunto-me até quando ficaremos a mercê da vontade política deste país.

Inacia Maria

Orgulho de ser professora
Enviado por Orgulho de ser professora em 04/05/2015
Código do texto: T5230312
Classificação de conteúdo: seguro