PARTIDO DA AÇÃO SOCIAL

Viver, na acepção plena do verbo, consiste em viver para a sociedade. Ouvindo quem precisa de atenção. Cuidando de quem precisa de amparo. Amando, em última análise, ao próximo com um amor desinteressado, e a si mesmo com um amor incondicional. Nessa interação, ambos se beneficiam da solidariedade, tanto o que se doa quanto o que aceita ser ajudado. Quem vive somente para si mesmo não tem senso de comunidade, que é a base para a edificação de uma sociedade alicerçada sobre a base segura da justiça, da qual deriva a paz social necessária ao crescimento pessoal e ao desenvolvimento econômico do país sobre sob a égide da liberdade individual com responsabilidade social. Viver é doar-se ao mundo exterior. Fechar-se em seu mundo interior é morrer. Morrer para ideias inovadoras. Morrer para novas amizades. Enclausurado em sua intimidade inviolável, o ser humano não aproveita a melhor de todas as oportunidades da existência humana — a chance suprema de ser feliz — superando o medo paralisante, e de tornar os outros igualmente felizes, na medida do possível. Viver é uma dádiva da Natureza. Conviver é um exercício da Razão. Todo efeito tem uma causa. A paz de espírito é fruto do amor universal. Este sentimento é antagonista do preconceito e de todas as formas de discriminação social, e protagonista da manutenção da Ordem e da promoção do Progresso.

Vida é movimento. Vida em sociedade é relacionamento interpessoal. Max Weber apresenta estes quatro tipos fundamentais de ações sociais.

Ações racionais relacionadas a valores: ações tomadas com base nos valores pessoais, sem considerar as consequências possíveis e a adequação social dos meios escolhidos.

Ações racionais relacionadas aos objetivos: ações planejadas e executadas mediante a análise da finalidade que se pretende alcançar.

Ações afetivas: ações decorrentes dos sentimentos pessoais.

Ações tradicionais: ações determinadas pelas tradições enraizadas na cultura social.

No âmago da teoria weberiana está a racionalidade da ação social, que pode estar relacionada tanto com interesses quanto com valores, ocorrendo no cotidiano por meio da interação entre indivíduos e grupos.

A sobrevivência da Humanidade depende da adoção de uma Ética Global. A Regra de Ouro é um dos mais conceituados valores morais em todo o mundo: faça aos outros o que você espera que eles lhe façam.

URL: www.facebook.com/pazsocial2015

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 19/07/2015
Reeditado em 06/08/2017
Código do texto: T5316445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.