Das coisas que li e não entendi

Lendo e relendo alguns textos em várias plataformas, me detetive com uma questão,o quão difícil é se fazer entender,usando as palavras e seu significado .

Aprendi em Língua Portuguesa que a palavra, chamada também de signo linguístico ,tem significante e significado.
Significante é a formação da palavra( incluindo som + grafia)
Significado é o que se entende quando a palavra é emitida, ou seja aquilo que representa, é portanto abstrato.
Muitas vezes a incompreensão do significado nos causa constrangimento.
Vejamos um exemplo: "Maria ficou furiosa com Pedro, pois este enviou um whatsapp onde dizia, que ela era uma janota ao se vestir". Maria não sabia o significado da palavra janota. Há diversos exemplos, afinal numa cultura plural e tão ampla como a nossa, temos várias formas de comunicação com as letras, dependendo da região e do status. Para complicar um pouco mais existem várias figuras de linguagem, metáforas, gírias e regionalismos, o que deveras, atrapalha um pouco a comunicação, se esta não for bem direcionada.

Recebi um abaixo assinado  onde continha dizeres tais como: "Pela preservação da espécie e total perda da natureza....." assine essa petição.
Fique em dúvida, era para assinar pela perda da natureza ou contra esta?
Verificando e-mails me deparo com uma propaganda de uma Faculdade Paulista onde o grande destaque era "... E assim os melhores conseguem tudo". Não entendi, tudo o quê? Não se pode ter tudo ou pode?
Circulou também uma propaganda de uma loja de móveis famosa, onde o comercial destacava, que por aquele preço os móveis não durariam nada. Frase mal estruturada, ficou com ambiguidade, deu outro entendimento, que não fosse a queima de estoque.

Sabemos que o entendimento de uma frase ou texto depende muito da questão emocional ,cultural e social do indivíduo que está lendo.Esse inclui em sua interpretação, coisas pessoais suas, vivências, seus conceitos e sua moral, por isso muitas vezes ,nós que trabalhamos ou usamos as letras não somos bem entendidos ou somos mal interpretados.
Li uma frase que resume isso de forma irônica e até  ácida :

"Entendimento é para os fracos os fortes vêem duplo sentido em tudo "
Autor anônimo.

Será ?
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 27/05/2016
Reeditado em 16/10/2018
Código do texto: T5648541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.